Preconceito nas relações de trabalho: um estudo com professores e tradutores/intérpretes de libras

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Preconceito nas relações de trabalho: um estudo com professores e tradutores/intérpretes de libras

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dc.contributor.author SOUZA, Rejane de Aquino
dc.date.accessioned 2018-07-04T18:31:43Z
dc.date.available 2018-07-04T18:31:43Z
dc.date.issued 2018
dc.identifier.citation SOUZA, Rejane de Aquino. Preconceito nas relações de trabalho: um estudo com professores e tradutores/intérpretes de libras. 2018. 138 f. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-graduação em Psicologia). Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. 2018. Orientadora: Dra. Branca Maria de Meneses. pt_BR
dc.identifier.uri https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/187701
dc.description.abstract Esta pesquisa, intitulada “Preconceito nas Relações de Trabalho: um estudo com Professores e Tradutores/Intérpretes de Libras”, teve como base epistemológica a Teoria Crítica da Sociedade por seus estudos possibilitarem uma ampla compreensão acerca das mazelas e contradições da sociedade contemporânea e de suas implicações na formação social e psíquica dos indivíduos. A partir da década de 1990, as políticas públicas de inclusão educacional voltadas para os alunos surdos determinaram a categoria de profissionais intitulados como tradutores/intérpretes educacionais de Língua Brasileira de Sinais/Língua Portuguesa. Sendo esta uma das mais novas categorias do meio educacional, visto que os demais membros do processo educativo formal atuam há muito mais tempo, versou-se a partir desta pesquisa, se nas relações de trabalho entre professores e tradutores/intérpretes há alguma manifestação de preconceito. A relevância desta dissertação está diretamente relacionada à inclusão escolar dos alunos surdos e, consequentemente, com o seu processo de ensino e de aprendizagem. Trata-se de uma pesquisa com método qualitativo, tendo como instrumento a entrevista semiestruturada. Seu desenvolvimento ocorreu em três escolas públicas do município de Campo Grande, Mato Grosso do Sul, exclusivamente com professores regentes e tradutores/intérpretes educacionais de Libras/LP atuantes no ensino médio, e que, necessariamente, compartilhavam do mesmo ambiente de trabalho, a sala de aula. Os resultados deste estudo indicaram a existência de prejulgamentos e estereótipos da parte dos professores em relação aos tradutores/intérpretes e aos alunos surdos; a ausência de compreensão ou reflexão sobre o significado da inclusão educacional dos alunos surdos e sobre as demandas pedagógicas envolvidas; a ausência de compreensão sobre a função dos tradutores/intérpretes educacionais; uma restrita parceria/colaboração dos professores para com os tradutores/intérpretes; algumas lacunas na formação dos professores sobre a inclusão escolar; e uma preocupação com a sistematização do ensino nos parâmetros da equivalência entre os alunos. Em contrapartida, observou-se manifestação de interesse e disponibilidade dos docentes em vista de mudanças de perspectiva e de ações sobre a inclusão educacional dos alunos surdos e sobre as relações de trabalho com os tradutores/intérpretes. Foi observado, da parte dos tradutores/intérpretes, que se sentem isolados junto aos alunos surdos, prejulgados, ignorados ou esquecidos pelos professores; que há dificuldades e receios para estabelecerem relações de trabalho com os regentes; e limitação no entendimento sobre suas próprias funções e o seu papel na escola. Este estudo indicou, ainda, que regentes e tradutores/intérpretes têm trabalhado, na maior parte do tempo, de forma individualizada e cumprindo com suas tarefas isoladamente. Assim, a reflexão e a preocupação com a formação e a inclusão dos alunos surdos não têm prevalecido. Verificou-se que as condições de trabalho de ambas as categorias não têm sido favoráveis para a denominada inclusão escolar, pois, a dinâmica da escola reflete a dinâmica social excludente e a lógica da sociedade que conduz às relações individualizadas e à produtividade sistematizada. Tais elementos são contrários à política inclusiva. Ressalta-se a relevância da formação dos profissionais da educação, numa constância e em conjunto, e a importância de discussões e reflexões sobre os objetivos e as práticas educacionais diante das contradições da sociedade. pt_BR
dc.language.iso pt_BR pt_BR
dc.publisher UFSM pt_BR
dc.subject Tradutores/Intérpretes de libras pt_BR
dc.subject Professores pt_BR
dc.subject Relações de trabalho pt_BR
dc.subject Preconceito pt_BR
dc.title Preconceito nas relações de trabalho: um estudo com professores e tradutores/intérpretes de libras pt_BR
dc.type Master Thesis pt_BR


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SOUZA, Rejane d ... 018 (Dissertacao) UFMS.pdf 1.199Mb PDF Visualizar/Abrir

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