Avaliação da matemática escolar: contribuições da pedagogia da Escola Nova

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Avaliação da matemática escolar: contribuições da pedagogia da Escola Nova

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dc.contributor.advisor Miguel, Maria Elisabeth Blanck
dc.contributor.author Cecílio, Waléria Adriana Gonçalez
dc.date.accessioned 2018-06-11T21:11:30Z
dc.date.available 2018-06-11T21:11:30Z
dc.date.issued 2018
dc.identifier.citation CECÍLIO, Waléria Adriana Gonçalez. Avaliação da matemática escolar: contribuições da Pedagogia da Escola Nova. 2018. 272f. Tese (Doutorado em Educação). Pontifícia Universidade Católica do Paraná. Curitiba, 2018. pt_BR
dc.identifier.uri https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/186874
dc.description Cecílio, Waléria Adriana Gonçalez C388a 2018 Avaliação da matemática escolar: contribuições da Pedagogia da Escola Nova / Waléria Adriana Gonçalez Cecílio ; orientadora: Maria Elisabeth Blanck Miguel. – 2018. 272 f. : il. ; 30 cm Tese (Doutorado) – Pontifícia Universidade Católica do Paraná, Curitiba, 2018 Bibliografia: f. 256-272 1. Educação. 2. Educação - História. 3. Escola Nova. 4. Matemática - Estudo e ensino (Primário). 5. Aprendizagem. I. Miguel, Maria Elisabeth Blanck. II. Pontifícia Universidade Católica do Paraná. Programa de Pós- Graduação em Educação. III. Título. CDD 20. ed. – 370 pt_BR
dc.description.abstract Nesta tese, tratamos da trajetória e das dinâmicas da avaliação da aprendizagem da matemática escolar em sua configuração sob a influência das ideais da Pedagogia da Escola Nova no Paraná. Para tecer essa “teia de significados”, tomamos como basilar a Pedagogia da Escola Nova, que levou a sucessivas mudanças nas práticas avaliativas. Neste sentido, tomamos como centro da discussão vários instrumentos avaliativos: sabatinas, exames (escritos e orais), testes e provas. Para melhor compreender as permanências e mudanças ocorridas ao longo do período de estudo (1920 - 1960), analisamos fontes documentais disponíveis no Arquivo Público, na Biblioteca Pública, no Instituto de Educação e no Instituto Histórico e Geográfico do Estado do Paraná. Também analisamos documentos disponíveis no Repositório do Grupo de Pesquisa em História da Educação Matemática no Brasil. Foram selecionados e examinados diferentes fontes para o estudo. Dentre elas, Relatórios e Mensagens da Instrução Pública, Programas de Ensino, livros didáticos, revistas pedagógicas, cadernos, exames e provas relativos ao ensino primário do período referido. O objetivo foi compreender como as orientações dadas aos professores pela Instrução Pública e pela Secretaria de Educação e Cultura, as alterações na legislação, a formação de professores, os livros didáticos e as revistas pedagógicas contribuíram para um novo modo de avaliar a aprendizagem e quais representações acerca da avaliação da matemática escolar foram apropriadas pelos professores. A partir da perspectiva da História Cultural, o estudo privilegia os conceitos de estratégias e táticas (DE CERTEAU, 2011), de apropriação (CHARTIER, 2002; 1990), da cultura escolar (JULIA, 2001) e da história das disciplinas escolares (CHERVEL, 1990). Nessa perspectiva, o estudo mostrou que juntos, o desenvolvimento do educando e o controle da aprendizagem, apoiado nas bases científicas da Pedagogia da Escola Nova, semearam as ideias que se constituíram, ao longo do tempo, em um novo modelo de avaliar. Em síntese, concluímos que a Pedagogia da Escola Nova, por meio dos métodos ativos, impulsionou as práticas com foco nas questões qualitativas do ato de avaliar. Desenvolveu anotações individuais, projetos e questionamentos interessados em sondar o desenvolvimento do aluno no decorrer das aulas. Por meio dos testes estandardizados e dos testes similares, aplicados constantemente pelos professores, impulsionou as questões quantitativas do ato de avaliar. Esses movimentos, então inovadores, fomentaram o embrião de um novo perfil de avaliação da aprendizagem da matemática escolar. Assim, as quatro décadas marcadas por métodos ativos, questionamentos, projetos e testes estandardizados disseminados no Paraná levaram à construção de uma nova forma de avaliar a aprendizagem - carregada de elementos quantitativos e qualitativos. pt_BR
dc.language.iso pt_BR pt_BR
dc.subject História da educação pt_BR
dc.subject Pedagogia da Escola Nova pt_BR
dc.subject Avaliação da aprendizagem pt_BR
dc.subject Ensino da matemática pt_BR
dc.title Avaliação da matemática escolar: contribuições da pedagogia da Escola Nova pt_BR
dc.type Thesis pt_BR


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TESE VERSÃO FINAL.pdf 12.11Mb PDF Visualizar/Abrir Tese Waléria Cecilio

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