Medidas: uma caracterização das finalidades no ensino primário em revistas pedagógicas brasileiras (1890-1935)

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Medidas: uma caracterização das finalidades no ensino primário em revistas pedagógicas brasileiras (1890-1935)

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dc.contributor.advisor Santos, Ivanete Batista dos
dc.contributor.author Santana, Janayna Bispo
dc.date.accessioned 2018-06-10T21:05:32Z
dc.date.available 2018-06-10T21:05:32Z
dc.date.issued 2018
dc.identifier.citation SANTANA, Janayna Bispo. Medidas: uma caracterização das finalidades no ensino primário em revistas pedagógicas brasileiras (1890-1935). 2018, 118f. Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Sergipe, Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Matemática. São Cristóvão, SE, 2018. pt_BR
dc.identifier.uri https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/186852
dc.description SANTANA, Janayna Bispo. Medidas: uma caracterização das finalidades no ensino primário em revistas pedagógicas brasileiras (1890-1935). Janayna Bispo Santana; orientadora, Ivanete Batista dos Santos. São Cristóvão, SE, 2018, 118f. Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Sergipe, Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Matemática. Uma cópia desta dissertação encontra-se na Biblioteca Central da Universidade Federal de Sergipe. pt_BR
dc.description.abstract Este trabalho é resultado de uma pesquisa que teve como objetivo caracterizar as finalidades das medidas no ensino primário em revistas pedagógicas brasileiras no período de 1890 a 1928. A partir de um mapeamento de pesquisas – que tratavam de alguma forma sobre medidas para o ensino primário – foi identificado que os autores indicavam o método intuitivo a partir da obra as Primeiras Lições de Coisas, de autoria de Calkins (1886/1950). Por essa razão, a opção foi tomar os princípios, postos no manual de Calkins (1886/1950), como lente para o exame de exemplares de revistas pedagógicas. Para as finalidades, reais e de objetivo, foi tomado o entendimento de Chervel (1990) e para apropriação foi adotado Chartier (2003). Para atingir o objetivo proposto foram examinados vinte e dois (22) artigos que apresentavam referência explicita ao método intuitivo de Calkins (1886/1950) – seja a partir do nome do autor ou dos termos lições de coisas e noções de coisas – e quinze (15) implícitos a partir do uso de ao menos três dos princípios postos na obra Primeiras Lições de Coisas de Calkins (1886/1950). Como resultados, pode-se ressaltar que foi possível caracterizar as finalidades das medidas de três modos: Primeiro, para desenvolver os princípios da comparação e os sentidos do tato e visão por meio das relações entre o tamanho e o peso de objetos. Dessa forma, as medidas eram parte do método intuitivo proposto para o ensino primário, de modo a formar o sujeito, não estando ligado somente a saberes matemáticos; Segundo, para a conformação do sistema métrico, sendo o ensino proposto a partir de usos implícitos de princípios do método intuitivo de Calkins (1886/1950) que envolviam: observação de objetos colocados à frente do aluno ou pela imaginação, percepção das semelhanças e diferenças entre as coisas, formação de sentenças associado ao juízo, modelo de aula baseado em questionamento, associação de saberes matemáticos com objetos do cotidiano; Terceiro, como parte do processo do método intuitivo para o desenvolvimento da construção do sistema métrico, em que eram orientadas a partir da medição pela vista sem uma unidade de medida definida e em seguida a verificação com a medição métrica. De modo geral, constatou-se que nas três finalidades o princípio da comparação tinha um caráter primordial, seja tratada como parte do método ou como parte de um processo de constituição do sistema métrico. pt_BR
dc.language.iso pt_BR pt_BR
dc.subject Medidas pt_BR
dc.subject Revistas pedagógicas pt_BR
dc.subject Método intuitivo de Calkins pt_BR
dc.title Medidas: uma caracterização das finalidades no ensino primário em revistas pedagógicas brasileiras (1890-1935) pt_BR
dc.type Master Thesis pt_BR


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