dc.contributor.author |
Hoffmann, Yohana Taise |
|
dc.contributor.author |
Costa, David Antonio da |
|
dc.date.accessioned |
2018-06-05T02:54:14Z |
|
dc.date.available |
2018-06-05T02:54:14Z |
|
dc.date.issued |
2018 |
|
dc.identifier.citation |
HOFFMANN, Y. T. ; COSTA, D. A. . História da educação matemática conservação da cultura escolar. Revista Latinoamericana de Investigación en Matemática Educativa -- Relime, v. 21, p. 11-28, 2018 |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/186710 |
|
dc.description |
Disponível em: http://www.redalyc.org/service/redalyc/downloadPdf/335/33554987002/7 |
pt_BR |
dc.description.abstract |
Este artigo tem como objetivo responder a seguinte pergunta: Que mobilizações estão sendo realizadas, pelo GHEMAT, no campo da História da Educação Matemática para a conservação de elementos provenientes de culturas escolares? Para isso são apresentadas as diferentes interpretações da expressão cultura escolar na visão de alguns autores (Chervel, 1988; Julia, 2001; Viñao, 2007). Em seguida é apresentada uma experiência a respeito das mobilizações que o Grupo de Pesquisa de História da Educação Matemática no Brasil (GHEMAT) vem realizando para conservar os documentos que se referem a cultura escolar, principalmente a mobilização dos cadernos escolares de alunos e professores no período de 1890 a 1970, e qual ferramenta tecnológica vem contribuindo para conservar as fontes que contribuem para os avanços nas pesquisas. |
pt_BR |
dc.language.iso |
por |
pt_BR |
dc.publisher |
Revista Latinoamericana de Investigación en Matemática Educativa |
pt_BR |
dc.subject |
História da educação matemática |
pt_BR |
dc.subject |
Cultura escolar |
pt_BR |
dc.subject |
GHEMAT |
pt_BR |
dc.title |
História da educação matemática conservação da cultura escolar |
pt_BR |
dc.type |
Article |
pt_BR |