Implantação da matemática moderna nas décadas de 1960 e 1970 no município de Pato Branco- PR

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Implantação da matemática moderna nas décadas de 1960 e 1970 no município de Pato Branco- PR

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dc.contributor.author Dobrowolski, Eunice Nunes
dc.date.accessioned 2018-06-01T00:54:30Z
dc.date.available 2018-06-01T00:54:30Z
dc.date.issued 2011
dc.identifier.citation DOBROWOLSKI, Eunice Nunes. . Implantação da Matemática Moderna nas décadas de 1960 e 1970 no município de Pato Branco- PR. 2011. 124f. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica do Paraná. Curitiba – PR, 2011. pt_BR
dc.identifier.uri https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/186656
dc.description Não contém ficha catalográfica. pt_BR
dc.description.abstract O presente estudo tem por objetivo investigar como a Matemática Moderna foi implantada, nos anos de 1960 e 1970, nas escolas de Pato Branco - PR. Para tanto, buscamos, a partir de fontes históricas localizadas em arquivos escolares e pessoais, reconstituir a trajetória da implantação da Matemática Moderna no referido município, com o intento de contribuir para o avanço da história da educação matemática. O estudo, desenvolvido na perspectiva da história cultural, fundamentou- se em historiadores como de CERTEAU (1982); CHARTIER (1990); CHERVEL (1990); JULIA (2001) como também em pesquisadores brasileiros que investigaram a temática do Movimento da Matemática Moderna: VALENTE (2001, 2005, 2007); PINTO (2006, 2007, 2008, 2010); BURATTO e FLORES (2008,); WIELEWSKI, OTTE E WIELEWSKI (2007); BURIGO (1989, 1990, 2006); (VALÉRIO, 2010), dentre outros. As fontes foram constituídas com materiais escolares, como livros didáticos, apostilas de exercícios, programas de Matemática, localizados em arquivos pessoais de professores que na época delimitada ministravam aulas de Matemática Moderna nas escolas do município de Pato Branco/PR. Foram obtidos depoimentos orais de nove ex-alunos e de seis ex-professores das escolas La Salle e Agostinho Pereira, instituições que no período delimitado ofertavam cursos ginasiais ( atuais séries finais do Ensino Fundamental) nos quais eram ministradas aulas de Matemática Moderna. As análises das fontes apontaram que a Matemática Moderna foi introduzida no município de Pato Branco, principalmente a partir das experiências e orientações fornecidas pelo NEDEM (Núcleo de Estudos e Difusão do Ensino de Matemática), seja por meio do uso da coleção “Ensino Moderno de Matemática”, de autoria de Osny Antonio Dacol e colaboradores, seja por meio de cursos de capacitação promovidos pelo CETEPAR (Centro de Treinamento de Professores do Estado do Paraná) e destinados aos docentes responsáveis pela disciplina Matemática. Os professores entrevistados além de fornecerem informações sobre a implantação da Matemática Moderna no município de Pato Branco, disponibilizaram materiais relativos ao MMM, como livros didáticos de Matemática Moderna, de outros autores, como a coleção “ Matemática- Curso Moderno”, séries ginasiais, quatro volumes, de autoria de Osvaldo Sangiorgi, na época já era reconhecido nacionalmente como um dos autores de livros de Matemática mais adotados pelos ginásios do país. O primeiro volume dessa coleção foi publicado em 1963 pela Companhia Editora Nacional e teve a tiragem de 250 mil exemplares. No início da disseminação do MMM no Brasil (1960), Sangiorgi criou o GEEM (Grupo de Estudo do Ensino da Matemática) grupo que mais se destacou no país, com sede na capital de São Paulo. Outros livros didáticos de Matemática Moderna utilizados nas aulas de Matemática das escolas investigadas, segundo os entrevistados, foram os de autoria de Luiz Mauro Rocha e Ruy Madsen Barbosa, publicados em 1970 pela Editora IBEP; "Matemática - Ensino Moderno", de Miguel de Assis Name, publicados pela Editora do Brasil S.A; "Matemática - Curso Moderno”, de Scipione di Pierro Netto, Magda Teresinha Ângelo, Edson do Carmo e Lilia Maria Faccio, publicados em 1979, pela Editora Saraiva. Sejam por palestras e cursos promovidos pelo CETEPAR (Centro de Treinamento de Professores do Estado do Paraná) ou aulas demonstrativas que os integrantes do NEDEM proporcionavam aos professores do interior do estado, o estudo apontou que a Matemática Moderna foi ministrada nas escolas do município que na época (1960 e 1970) ofereciam cursos ginasiais. Os certificados disponibilizados pelos entrevistados revelam que os professores participaram ativamente dos cursos de treinamento e capacitação ofertados pelo CETEPAR e que apesar de muito esforço tiveram grandes dificuldades de ministrar aulas de Matemática Moderna. pt_BR
dc.subject História da educação matemática pt_BR
dc.subject Movimento da matemática moderna pt_BR
dc.subject Ensino de 1º grau pt_BR
dc.title Implantação da matemática moderna nas décadas de 1960 e 1970 no município de Pato Branco- PR pt_BR


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EUNICE_DOBROWOLSKI.pdf 2.724Mb PDF Visualizar/Abrir DISSERTAÇÃO_EUNICE DOBROWOLSKI

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