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A presente dissertação tem como intuito contribuir para a construção da história do ensino da geometria no Brasil. Para isso, analisa a proposta para o ensino da geometria em quatro coleções didáticas destinadas aos alunos do atual 6º. a 9º. ano do Ensino Fundamental, produzidas em tempos do Movimento da Matemática Moderna (MMM) na capital da Bahia. Essas coleções didáticas foram elaboradas por um grupo de professoras lideradas por Martha Dantas, e sob a orientação de Omar Catunda. A pesquisa debruça-se sobre os caminhos percorridos pelo grupo de Salvador, frente às propostas modernizadoras para o ensino da geometria. Para a escrita desta história, foram utilizados como fontes principais de pesquisa os documentos de seminários e congressos referentes às propostas do MMM. A metodologia empregada é a mesma dos historiadores, em particular dos historiadores da educação, apoiando-se nos teóricos Julia (2001), para entender o conceito de cultura escolar; Chervel (1990), para o processo de constituição das disciplinas escolares; Choppin (2004), na análise das coleções didáticas como fontes de investigação para se construir a história de um conteúdo escolar, e Chartier (1991), para compreender o conceito de apropriação. As análises realizadas levam à conclusão de que a proposta de geometria na primeira coleção publicada em 1971 dos autores de Salvador abordou tanto a Geometria Afim como a Geometria Euclidiana, empregando um tratamento via transformações geométricas. Tal proposta configura-se como inovadora e mantém um diálogo próximo com o ideário do MMM. Por meio da análise realizada nas propostas de geometria das outras coleções didáticas desse grupo de autores, é possível perceber que as principais reformulações da coleção de 1971 até 1988 aconteceram por meio da retirada da teoria dos conjuntos e das estruturas algébricas. Outra mudança significativa foi a preocupação com a metodologia, ao incluírem atividades experimentais. O tratamento dado à geometria euclidiana realizou-se via transformações geométricas, tal tratamento iniciado no MMM permaneceu nessas outras coleções, sofrendo modificações. Nas coleções didáticas produzidas na capital da Bahia e analisadas por esta pesquisa constata-se que o ensino da geometria, na abordagem moderna, não foi abandonado, muito menos colocado no final do livro de matemática. As transformações geométricas presentes no ensino da geometria euclidiana mostram-se como uma forte marca para o ensino desse conteúdo. |
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