A formação de professores sob a égide da reforma Anisio Teixeira: indicativos de uma aritmética para ensinar na escola primária da Bahia (1924 - 1929)

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A formação de professores sob a égide da reforma Anisio Teixeira: indicativos de uma aritmética para ensinar na escola primária da Bahia (1924 - 1929)

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dc.contributor.advisor Siqueira Filho, Moysés Gonçalves
dc.contributor.author Rocha, Cézar Jesus da
dc.date.accessioned 2018-05-31T19:57:52Z
dc.date.available 2018-05-31T19:57:52Z
dc.date.issued 2017
dc.identifier.citation Cézar Jesus da Rocha. A formação de Professores sob a Égide da Reforma Anisio Teixeira: Indicativos de uma Aritmética para Ensinar na Escola Primária da Bahia (1924 - 1929). 2017. 137 f. Dissertação (Mestrado em PPG em Ensino na Educação Básica) - Universidade Federal do Espírito Santo - CEUNES, São Mateus, 2017. pt_BR
dc.identifier.uri https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/186652
dc.description Cézar Jesus da Rocha. A formação de Professores sob a Égide da Reforma Anisio Teixeira: Indicativos de uma Aritmética para Ensinar na Escola Primária da Bahia (1924 - 1929). 2017. 137 f. Orientador: Moyses Gonçalves Siqueira Filho. Dissertação (Mestrado em PPG em Ensino na Educação Básica) - Universidade Federal do Espírito Santo – CEUNES. pt_BR
dc.description.abstract Busca responder a seguinte questão de investigação: Em que medida a Reforma Anísio Teixeira instituiu os saberes para ensinar, uma aritmética para ensinar, como ferramenta de trabalho do professor? A partir dessa indagação, tem por objetivo investigar a institucionalização dos saberes para ensinar, uma aritmética para ensinar, nas escolas primárias da Bahia, considerando a reforma do ensino proposta por Anísio Teixeira na sua primeira gestão, como Diretor Geral da Instrução Pública. Para tanto, [1] Inventaria, em documentos relativos à formação de professores, as orientações para o ensino de aritmética; [2] identifica os mecanismos utilizados por Anísio para a divulgação e efetivação dos saberes para ensinar e de uma aritmética para ensinar; [3] identifica os experts que estiveram junto de Anísio na elaboração e/ou divulgação de uma aritmética para ensinar; [4] relaciona a aritmética a ensinar, presente no Programa do Ensino da Escola Elementar Urbana do Estado da Bahia/Lei 1846, de 14 de agosto de 1925, com a aritmética para ensinar, apresentada pelos experts nas conferências do curso de férias. Esse recorte temporal situa-se em um momento de florescimento das ideias da Escola Nova, fato que merece um olhar especial no intuito de verificar as continuidades e/ou descontinuidades presentes nas diretrizes que orientaram o ensino de aritmética na Bahia. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, de cunho histórico-documental fundamentada por alguns conceitos da História Cultural, tais como: representação, prática e apropriação, propostos por Roger Chartier, estratégias e táticas, apresentados por Michel De Certeau, cultura escolar, por Dominique Julia e a análise histórica da constituição das disciplinas escolares, descritas por André Chervel. Sob o amparo da Reforma da Instrução e do movimento pedagógico da Escola Nova, sinaliza a articulação de diferentes conteúdos, saberes pedagógicos e métodos de ensino na formação do professor primário, dando origem a uma aritmética para ensinar na escola baiana. Nesse movimento, à medida que as questões didáticas da aritmética eram estudadas, resignificadas, apropriadas e repassadas aos professores pelos experts, a aritmética para ensinar ia se constituindo, referenciada nos saberes para ensinar e nos saberes a ensinar, trazidos pelos documentos oficiais. De modo geral, o tripé da aritmética para ensinar consistia na capacidade do professor em tornar o ensino concreto, prático e lúdico, além de favorecer possibilidades de descobertas e interconexões entre os saberes aritméticos escolares e as situações da vida prática, onde eles eram necessários. pt_BR
dc.language.iso pt_BR pt_BR
dc.subject Ensino primário pt_BR
dc.subject Reforma Anísio Teixeira pt_BR
dc.subject Formação de professores pt_BR
dc.subject Aritmética pt_BR
dc.title A formação de professores sob a égide da reforma Anisio Teixeira: indicativos de uma aritmética para ensinar na escola primária da Bahia (1924 - 1929) pt_BR
dc.type Master Thesis pt_BR


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