O desembarque da matemática moderna no ensino normal de Itamaraju: contextos do ginásio Augusto Carvalho e do colégio Vera Cruz (1964-1970)

Repositório institucional da UFSC

A- A A+

O desembarque da matemática moderna no ensino normal de Itamaraju: contextos do ginásio Augusto Carvalho e do colégio Vera Cruz (1964-1970)

Mostrar registro simples

dc.contributor.advisor Siqueira Filho, Moysés Gonçalves
dc.contributor.author Andrade, Mirian Gelli da Costa
dc.date.accessioned 2018-05-31T19:53:13Z
dc.date.available 2018-05-31T19:53:13Z
dc.date.issued 2017
dc.identifier.citation Mirian Gelli da Costa Andrade. O Desembarque da Matemática Moderna no Ensino Normal de Itamaraju: Contextos do Ginásio Augusto Carvalho e do Colégio Vera Cruz (1964 - 1970). 2017. 154 f. Dissertação (Mestrado em PPG em Ensino na Educação Básica) - Universidade Federal do Espírito Santo - CEUNES, São Mateus, 2017. pt_BR
dc.identifier.uri https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/186651
dc.description Mirian Gelli da Costa Andrade. O Desembarque da Matemática Moderna no Ensino Normal de Itamaraju: Contextos do Ginásio Augusto Carvalho e do Colégio Vera Cruz (1964 - 1970). 2017. 154 f. Orientador: Moyses Gonçalves Siqueira Filho. Dissertação (Mestrado em PPG em Ensino na Educação Básica) - Universidade Federal do Espírito Santo – CEUNES. pt_BR
dc.description.abstract Analisa o processo de desembarque do Movimento da Matemática Moderna na formação dos professores primários no Ginásio Normal Augusto Carvalho e no Colégio Normal Vera Cruz, na cidade de Itamaraju/Bahia. Procura responder a indagação: Quais permanências e descontinuidades marcaram o ensino de matemática nas escolas normais com o desembarque do Movimento da Matemática Moderna na cidade de Itamaraju, no período compreendido de 1964 a 1970? Doravante essa questão, objetiva compreender as mudanças no ensino de matemática a partir da chegada do Movimento da Matemática Moderna na formação dispensada pelas Escolas Normais, da cidade de Itamaraju, no período de 1964 a 1970. Para tal, [1] analisa na literatura da educação matemática, estudos sobre o MMM na formação de professores; [2] investiga em documentos oficiais, contextos do Ginásio Normal Augusto Carvalho e do Colégio Normal Vera Cruz; [3] compara propostas curriculares, adotadas no período nas instituições formadoras, destacando nas disciplinas ofertadas permanências e descontinuidades ocorridas na formação matemática dos futuros professores; [4] Investiga elementos da Matemática Moderna a ensinar e para ensinar na formação dos normalistas após o término do ensino de segundo ciclo normal em Itamaraju. A partir de uma pesquisa qualitativa de cunho histórico-documental, faz uso da História Cultural, destacando os conceitos de representação, apropriação e pratica (Chartier, 1990); cultura escolar (Julia, 1995); estratégias e táticas (De Certeau, 1994). O período escolhido está atrelado a importantes modificações políticas e educacionais no ensino Brasileiro, ou seja, 1964 marca o início do funcionamento do Ginásio Normal Augusto Carvalho, seguido do Colégio Normal Vera Cruz, e 1970 assinala o último ano da vigência da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional 4024/61. Usa como fontes atas; livros de exames de admissão; legislações locais e de âmbito nacional, diários, cadernos de estágio e; entrevistas com ex-alunos e ex-professoras das instituições pesquisadas. Os resultados constatam mudanças nos exames de admissão, a partir de 1967 e a inserção da teoria dos conjuntos em tais exames a partir de 1970. Apresenta a descontinuidade nos currículos de primeiro e segundo ciclos entre as instituições, por meio do livro didático contendo as bases do movimento modernização. Constata a partir da comparação entre os diários de classe, cadernos de estágio e livros didáticos uma disparidade entre a Matemática Moderna a ensinar e para ensinar nos contextos pesquisados, oscilando entre uma matemática tradicional e preceitos da Matemática Moderna. pt_BR
dc.language.iso pt_BR pt_BR
dc.subject Bahia pt_BR
dc.subject Ensino normal pt_BR
dc.subject Modernização da matemática pt_BR
dc.title O desembarque da matemática moderna no ensino normal de Itamaraju: contextos do ginásio Augusto Carvalho e do colégio Vera Cruz (1964-1970) pt_BR
dc.type Master Thesis pt_BR


Arquivos deste item

Arquivos Tamanho Formato Visualização Descrição
Dissertação_Mirian Gelli.pdf 3.952Mb PDF Visualizar/Abrir Dissertação_Mirian Gelli

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta

Estatística

Compartilhar