A educação pública primária espírito-santense: vestígios da matemática na formação de professores no período de 1892 a 1960

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A educação pública primária espírito-santense: vestígios da matemática na formação de professores no período de 1892 a 1960

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dc.contributor.advisor Siqueira Filho, Moysés Gonçalves
dc.contributor.author Pezzin, Ana Cláudia
dc.date.accessioned 2018-05-31T19:44:18Z
dc.date.available 2018-05-31T19:44:18Z
dc.date.issued 2015
dc.identifier.citation Ana Claudia Pezzin. A Educação Pública Primária Espírito-Santense: vestígios da Matemática na Formação de Professores no Período de 1908 a 1960. 2015. 154 f. Dissertação (Mestrado em PPG em Ensino na Educação Básica) - Universidade Federal do Espírito Santo - CEUNES, São Mateus, 2015. pt_BR
dc.identifier.uri https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/186649
dc.description Ana Claudia Pezzin. A Educação Pública Primária Espírito-Santense: vestígios da Matemática na Formação de Professores no Período de 1908 a 1960. 2015. 154 f. Orientador: Moyses Gonçalves Siqueira Filho. Dissertação (Mestrado em PPG em Ensino na Educação Básica) - Universidade Federal do Espírito Santo – CEUNES. pt_BR
dc.description.abstract Analisa o processo de formação de professores primários no Estado do Espírito Santo, no período de 1892 a 1960. Busca compreender como se dava o ensino de Matemática nos cursos de formação ofertados, em geral, pelas Escolas Normais. Utiliza a História Cultural, na perspectiva de Chartier, para esclarecer a trajetória da educação no Estado capixaba, considerando elementos inerentes a esse movimento, como métodos de ensino, avaliação escolar e ação docente. O recorte temporal estabelecido está atrelado a um período de importantes modificações no ensino capixaba, sendo 1892 o ano de criação da primeira Escola Normal do Estado, com destaque para a Reforma Gomes Cardim, iniciada em 1908 pelo então professor paulista Carlos Alberto Gomes Cardim. Na transição da década de 1960 para 1970, as Escolas Normais cederam lugar aos Cursos de Magistério, iniciando-se uma nova etapa na trajetória da formação de professores. Para compreender como surgiram as ideias que culminaram na Reforma Gomes Cardim, fez-se necessário perceber a educação desde o Brasil Império, para assim estabelecer uma contextualização. Em seguida buscou-se verificar a reorganização do ensino iniciada com a República no Brasil e no Estado do Espírito Santo. Como fontes de pesquisa foram utilizadas a legislação oficial do ensino do Brasil e do Estado do Espírito Santo, relatórios encaminhados ao governo pelos seus respectivos secretários de Instrução e/ou Inspetores Escolares, provas escritas realizadas pelos alunos de duas escolas normais capixabas na década de 1930, a Revista de Educação e manuais de ensino, que foram publicações acessíveis ao professorado do Espírito Santo. Apresenta alguns Programas de Ensino de Matemática, estabelecendo contrapontos entre o Ensino Normal e Ensino Primário, os métodos de ensino defendidos à época e distinções previstas para alunos conforme o sexo. Acerca do Ensino de Matemática, identifica que o rigor e os conceitos matemáticos eram priorizados e que não havia preocupação com a interdisciplinaridade entre os campos da Matemática. Verifica que o princípio norteador da formação dos professores primários capixabas, não era “o que ensinar”, mas “como ensinar”, de modo que, as discussões com relação a Métodos de Ensino se alongaram por muitos anos no Estado. Aponta o Estado do Espírito Santo como adepto das medidas educacionais que eram adotadas em São Paulo, considerado como referência em renovação educacional para muitos estados brasileiros. No entanto, o Estado capixaba apresenta dificuldades políticas e econômicas no cumprimento do objetivo de formar professores de acordo com a “modernização” que a Educação Pública almejava. pt_BR
dc.language.iso pt_BR pt_BR
dc.subject Estado do Espírito Santo pt_BR
dc.subject Ensino de matemática pt_BR
dc.subject Formação de professores pt_BR
dc.subject Escola normal pt_BR
dc.title A educação pública primária espírito-santense: vestígios da matemática na formação de professores no período de 1892 a 1960 pt_BR
dc.type Master Thesis pt_BR


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Dissertação_ Ana Claudia Pezzin.pdf 7.090Mb PDF Visualizar/Abrir Dissertação_ Ana Claudia Pezzin

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