O Desenho na reforma João Pinheiro de 1906 em Minas Gerais

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O Desenho na reforma João Pinheiro de 1906 em Minas Gerais

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dc.contributor.advisor Oliveira, Maria Cristina Araújo de
dc.contributor.author Almeida, Andréia Magalhães Dias
dc.date.accessioned 2018-05-31T18:22:07Z
dc.date.available 2018-05-31T18:22:07Z
dc.date.issued 2017-06
dc.identifier.citation ALMEIDA, Andréia Magalhães Dias. O Desenho na reforma João Pinheiro de 1906 em Minas Gerais. 2017. 88f. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação Matemática). Universidade Federal de Juiz de Fora, Instituto de Ciências Exatas. Juiz de Fora, 2017. pt_BR
dc.identifier.uri https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/186644
dc.description Dissertação de Mestrado apresentada ao Programa de Mestrado Profissional em Educação Matemática, como parte dos requisitos para obtenção do título de Mestre em Educação Matemática. Orientadora: Prof.ª Dr.ª Maria Cristina Araújo de Oliveira. UNIVERSIDADE FEDERAL DE JUIZ DE FORA INSTITUTO DE CIÊNCIAS EXATAS Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática Mestrado Profissional em Educação Matemática.Juiz de Fora (MG) Junho, 2017. pt_BR
dc.description.abstract O presente trabalho tem por objetivo a investigação histórica do Desenho enquanto disciplina na formação de professores primários e como matéria de ensino primário, a partir da Reforma João Pinheiro, em 1906, que institui o modelo dos grupos escolares em Minas Gerais. Tomamos como fonte de pesquisa a legislação educacional do final do século XIX, nomeadamente a Reforma Benjamin Constant, a reforma mineira de 1898 e a Reforma João Pinheiro. Para o desenvolvimento da pesquisa utilizamos dois pares de análise, quais sejam: elementos e rudimentos; formação geral e formação profissional. Tais conceitos dizem respeito às finalidades do Desenho em cada um desses momentos e em cada nível de formação. Buscamos referências nas concepções de produção histórica propostas por Marc Bloch, nos aportes da história das disciplinas escolares de André Chervel, nas contribuições de Julia que discute a cultura escolar. Relativo à história da educação matemática, recorremos ao pesquisador Wagner Valente por trazer a conceituação da história cultural na Educação Matemática. Em termos de conclusão, encontramos nas normativas que caracterizam a Reforma João Pinheiro, nos dois níveis de formação – primário e normal –, ensinamentos prescritos para o ensino de Desenho que indicam um ensino prático-utilitário cuja finalidade era a formação profissional. pt_BR
dc.language.iso pt_BR pt_BR
dc.subject História da educação matemática pt_BR
dc.subject Desenho pt_BR
dc.subject Legislação educacional pt_BR
dc.subject Reforma João Pinheiro pt_BR
dc.title O Desenho na reforma João Pinheiro de 1906 em Minas Gerais pt_BR
dc.type Master Thesis pt_BR


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Dissertação-ANDREIA-MAGALHÃES-DIAS.pdf 1.318Mb PDF Visualizar/Abrir Dissertação Andreia

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