dc.contributor.author |
Pinheiro, Nara Vilma Lima |
|
dc.contributor.author |
Valente, Wagner Rodrigues |
|
dc.date.accessioned |
2018-04-16T15:02:25Z |
|
dc.date.available |
2018-04-16T15:02:25Z |
|
dc.date.issued |
2017-08 |
|
dc.identifier.citation |
PINHEIRO, N. V. ; VALENTE, Wagner Rodrigues . Binet e o ensino e a aprendizagem da aritmética nos primeiros anos escolares: o que ensinar, quando ensinar. ATOS DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO (FURB), v. 12, p. 346-362, 2017. |
pt_BR |
dc.identifier.issn |
1809-0354 |
|
dc.identifier.uri |
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/185672 |
|
dc.description |
Disponível em: http://proxy.furb.br/ojs/index.php/atosdepesquisa/article/view/6338/3631 |
pt_BR |
dc.description.abstract |
A proposta deste artigo é analisar um aspecto pouco explorado nas obras do psicólogo francês Alfred Binet: o aspecto aritmético. Estudioso da psicologia experimental, Binet notou que os testes de cálculo permitiriam vislumbrar a inteligência e, ao mesmo tempo, o poder de atenção e o método dos sujeitos. No que toca a esse artigo, nos interessou saber que observações científicas esse psicólogo fez sobre a aprendizagem da aritmética? As experiências de Binet lhe permitiram tecer críticas ao modo como os primeiros conteúdos aritméticos eram ensinados as crianças. Além disso, Binet notou a importância da memória e do exercício repetido no desenvolvimento da habilidade do cálculo. |
pt_BR |
dc.language.iso |
por |
pt_BR |
dc.publisher |
Atos de Pesquisa em Educação |
pt_BR |
dc.subject |
Testes |
pt_BR |
dc.subject |
Pedagogia |
pt_BR |
dc.subject |
Binet |
pt_BR |
dc.subject |
Aritmética |
pt_BR |
dc.subject |
Escola primária |
pt_BR |
dc.title |
Binet e o ensino e a aprendizagem da aritmética nos primeiros anos escolares: o que ensinar, quando ensinar |
pt_BR |
dc.type |
Article |
pt_BR |