A matemática para o professor dos primeiros anos escolares – a álgebra entre a cultura enciclopédica e a formação profissional

Repositório institucional da UFSC

A- A A+

A matemática para o professor dos primeiros anos escolares – a álgebra entre a cultura enciclopédica e a formação profissional

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Valente, Wagner Rodrigues
dc.date.accessioned 2018-04-16T15:01:50Z
dc.date.available 2018-04-16T15:01:50Z
dc.date.issued 2017
dc.identifier.citation VALENTE, Wagner Rodrigues. A Matemática para o Professor dos Primeiros Anos Escolares ? a Álgebra Entre a Cultura Enciclopédica e a Formação Profissional. JORNAL INTERNACIONAL DE ESTUDOS EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, v. 10, p. 8-14, 2017. pt_BR
dc.identifier.uri https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/185669
dc.description Disponível em: http://pgsskroton.com.br/seer/index.php/jieem/article/view/4738/3620 pt_BR
dc.description.abstract Este texto analisa a entrada da Álgebra nos saberes matemáticos de formação de normalistas, a partir das últimas décadas do século XIX. Considera o debate entre dois modelos diferentes, para a formação dos professores dos primeiros anos escolares: o modelo ilustrado, para o ensino de cultura geral e o modelo de formação profissional restrita. A análise realizada toma os referentes da História Cultural. O estudo orienta-se pela questão: que razões justificam a entrada da Álgebra na formação do professor do ensino primário? Os resultados da investigação mostram a presença de rudimentos algébricos que amplificam o domínio da Aritmética tradicional. Em sentido mais amplo, tais conclusões indicam que para o estudo dos modelos de formação é necessário considerarem-se as finalidades de cada um dos saberes particulares, de cada conteúdo matemático. pt_BR
dc.language.iso pt_BR pt_BR
dc.publisher JIEEM pt_BR
dc.subject Formação de professores pt_BR
dc.subject história da educação matemática pt_BR
dc.subject Educação matemática pt_BR
dc.title A matemática para o professor dos primeiros anos escolares – a álgebra entre a cultura enciclopédica e a formação profissional pt_BR
dc.type Article pt_BR


Arquivos deste item

Arquivos Tamanho Formato Visualização Descrição
A matemática pa ... imeiros anos escolares.pdf 837.3Kb PDF Visualizar/Abrir Artigo JIEEM

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta

Estatística

Compartilhar