A expansão da rede federal de educação profissional, científica e tecnológica entre os anos 2005 e 2015 e suas implicações socioespaciais no estado de Santa Catarina

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A expansão da rede federal de educação profissional, científica e tecnológica entre os anos 2005 e 2015 e suas implicações socioespaciais no estado de Santa Catarina

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Title: A expansão da rede federal de educação profissional, científica e tecnológica entre os anos 2005 e 2015 e suas implicações socioespaciais no estado de Santa Catarina
Author: Silva, Jesué Graciliano da
Abstract: A Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (RFEPCT) teve início no ano de 1909, com a publicação do Decreto nº 7.566 do presidente Nilo Procópio Peçanha, que criou 19 Escolas de Aprendizes e Artífices. O crescimento do número de escolas profissionais ocorreu lentamente ao longo do século XX, alcançando 152 unidades em 2005. Com a política pública da expansão da RFEPCT articulada com a Política Nacional de Desenvolvimento Regional foram construídos mais de 450 novos câmpus entre os anos de 2005 e 2015. Esse fato extraordinário motivou a realização da presente pesquisa com o objetivo de avaliar como ocorreu a espacialização da expansão da RFEPCT nas escalas nacional, estadual e local. A partir da pesquisa de campo foi possível compreender qual o grau de sintonia entre os cursos oferecidos e as atividades econômicas regionais, bem como a efetividade dos programas atuais de pesquisa aplicada e extensão tecnológica. Além da análise quantitativa dos indicadores dos municípios atendidos pela RFEPCT em 2005 e em 2015, também foi realizada uma análise qualitativa do processo de expansão em nível local por meio de entrevistas com dirigentes, egressos, empregadores, professores e Técnico-Administrativos da Educação dos novos câmpus. Como principais resultados, foi possível compreender e avaliar as conquistas recentes na educação profissional e tecnológica, bem como as limitações e desafios para o cumprimento das finalidades legais dos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia.Abstract: The Federal Network of Science, Technology, and Vocational Education (RFEPCT) began in 1909 with the publication of Decree no. 7.566 of President Nilo Procópio Peçanha, who created 19 Schools of Learning and Craftsmen. The number of schools of this network slowly increased over the years, reaching 152 units in 2005. As a result of the implementation of the expansion plan of RFEPCT in coordination with the National Policy for Regional Development more than 450 new campuses were built throughout the country from 2005 to 2015. This extraordinary fact motivated the accomplishment of this thesis which has the objective of evaluating and understanding how the spatialization of the RFEPCT expansion in the national, state and local scales. From the field research it was possible to evaluate the relation between the offer of courses and the regional economic activities in theses institutions, as well as the effectiveness of the current programs of applied research and technological extension. In addition to the quantitative analysis of the indicators of municipalities served by the RFEPCT in 2005 and 2015, a qualitative analysis of the expansion process at the local level was also conducted through interviews with leaders, graduates, employers, teachers and Technical-Administrative Education of the new campuses. As main results, it was possible to understand and evaluate the recent achievements in professional and technological education, as well as the limitations and challenges for the fulfillment of the legal purposes of the Federal Institutes of Education, Science and Technology.
Description: Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Filosofia e Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em Geografia, Florianópolis, 2017
URI: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/185403
Date: 2017


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