Solução geotécnica com utilização de EPS em aterros sobre solos moles: estudo de caso na complementação do aterro de encontro à ponte sobre o rio Luís Alves - duplicação BR-470

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Solução geotécnica com utilização de EPS em aterros sobre solos moles: estudo de caso na complementação do aterro de encontro à ponte sobre o rio Luís Alves - duplicação BR-470

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dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina pt_BR
dc.contributor.advisor Maccarini, Marciano
dc.contributor.author Sakamoto, Miryan Yumi
dc.date.accessioned 2018-02-20T14:49:12Z
dc.date.available 2018-02-20T14:49:12Z
dc.date.issued 2018-02-20
dc.identifier.uri https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/183591
dc.description TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro Tecnológico. Engenharia Civil. pt_BR
dc.description.abstract O presente trabalho apresenta as análises para concepção do projeto geotécnico de complementação do aterro de encontro a ponte sobre o rio Luís Alves, para a duplicação da rodovia BR-470. O aterro executado até o momento encontra-se a cerca de 12m do último bloco de fundação da ponte, já construído, em terreno de solo mole. Por esta razão, o trecho de aterro entre o bloco e o aterro atual requer maior atenção, visto que o deslocamento horizontal do subsolo irá resultar em esforços nas estacas já cravadas. Para redução da sobrecarga assimétrica, foi proposta uma solução de aterro leve, com uso de Poliestireno Expandido (EPS). A verificação das deformações horizontais e verticais ocasionadas pela sobrecarga do aterro foi realizada por meio do Método de Elementos Finitos. Para a modelagem computacional e calibração dos modelos considerados, fez-se uso de dados e interpretações advindos de ensaios de campo, laboratoriais e de instrumentação e monitoramento do aterro já existente. Dessa forma, pode-se verificar a validade do emprego de materiais leves no corpo do aterro quando comparado com aterros tradicionais. Além dos requisitos de estabilidade serem atendidos, as deformações no subsolo resultantes possuem magnitudes baixas e que, portanto, garantem a satisfatoriedade do projeto dada a não influência no desempenho dos elementos estruturais. pt_BR
dc.format.extent 200 f. pt_BR
dc.language.iso pt_BR pt_BR
dc.publisher Florianópolis, SC pt_BR
dc.subject Parâmetros geotécnicos pt_BR
dc.subject Solos moles pt_BR
dc.subject Aterro com EPS pt_BR
dc.subject Método de Elementos Finitos pt_BR
dc.subject Sobrecarga assimétrica pt_BR
dc.title Solução geotécnica com utilização de EPS em aterros sobre solos moles: estudo de caso na complementação do aterro de encontro à ponte sobre o rio Luís Alves - duplicação BR-470 pt_BR
dc.type TCCgrad pt_BR


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