Compartilhamento e transferência de conhecimento na gestão de bibliotecas: um estudo em instituições federais de ensino de Santa Catarina

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Compartilhamento e transferência de conhecimento na gestão de bibliotecas: um estudo em instituições federais de ensino de Santa Catarina

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dc.contributor.author Faqueti, Marouva Fallgatter
dc.contributor.author Dutra, Sigrid Karin Weiss
dc.contributor.author Prim, Márcia Aparecida
dc.contributor.author Rados, Gregório Jean Varvakis
dc.date.accessioned 2018-02-15T14:12:05Z
dc.date.available 2018-02-15T14:12:05Z
dc.date.issued 2015
dc.identifier.other 7.1_0064
dc.identifier.uri https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/183483
dc.description.abstract As bibliotecas, para cumprir seu papel acadêmico e social de atender as necessidades informacionais e educacionais de seus usuários constantemente caminham na busca de garantir a eficiência, a eficácia e a efetividade de seus serviços e produtos. Os processos que envolvem a gestão de bibliotecas devem estar em contínuo aprimoramento e, neste sentido a implantação de práticas de Gestão do Conhecimento (GC) tem sido considerado um caminho promissor. Pesquisas demonstram que existem iniciativas de GC em bibliotecas relacionadas ao compartilhamento de conhecimentos. Visando reconhecer e analisar quais iniciativas de compartilhamento e transferência de conhecimentos ocorre em Sistemas de Bibliotecas (SIBI) de instituições federais de ensino foi realizado um estudo exploratório, descritivo dentro de uma abordagem qualitativacom gestores de dois SIBI. O estudo foi fundamentado na teoria proposta por Sveiby (2001) que permite entender o tema sob o ponto de vista de três famílias: estrutura interna, estrutura externa e competências individuais. Conjugando-se esses três aspectos, têm-se nove dimensões de transferência de conhecimentos, que serviram como bases para analisar as diferentes práticas utilizadas nas bibliotecas. Os resultados indicam que o compartilhamento e transferência de conhecimentos acontecem de forma mais concreta nos níveis individuais, estrutura interna e na sua relação com a estrutura externa. As maiores dificuldades encontradas relacionam-se com a dimensão de transferência de conhecimentos da estrutura externa para a interna. pt_BR
dc.description.abstract Localização apenas digital. pt_BR
dc.language.iso pt_BR pt_BR
dc.subject Gestão do conhecimento pt_BR
dc.subject Compartilhamento de conhecimento pt_BR
dc.subject Gestão de bibliotecas pt_BR
dc.title Compartilhamento e transferência de conhecimento na gestão de bibliotecas: um estudo em instituições federais de ensino de Santa Catarina pt_BR
dc.type Article pt_BR


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