A educação do corpo à beira-mar: esporte e modernidade na ilha de Santa Catarina (1857-1932)

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A educação do corpo à beira-mar: esporte e modernidade na ilha de Santa Catarina (1857-1932)

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dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina pt_BR
dc.contributor.advisor Bassani, Jaison José pt_BR
dc.contributor.author Moraes, Cláudia Emília Aguiar pt_BR
dc.date.accessioned 2018-01-23T03:20:13Z
dc.date.available 2018-01-23T03:20:13Z
dc.date.issued 2017 pt_BR
dc.identifier.other 349688 pt_BR
dc.identifier.uri https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/182818
dc.description Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, Florianópolis, 2017. pt_BR
dc.description.abstract Esta tese investiga as relações entre o desenvolvimento esportivo e os processos de urbanização no período de 1857-1932 em Florianópolis. Discute como a presença e a ampliação das práticas esportivas, sobretudo na expressão do remo, participaram da formação de uma estrutura modelar de educação do corpo. Seleciona jornais, revistas, relatórios de governo, obras literárias, relatos de viajantes estrangeiros e fotografias como fontes documentais e as interroga sob o contexto investigativo da Nova História Cultural. Considera um conjunto de objetos de estudo ? o corpo, a cidade e o esporte ? sob o contexto da modernização e das reformas urbanas na transição entre os séculos XIX e XX para debater sobre os processos de educação da sensibilidade no contexto de produção da vida urbana. Debate a relação entre corpo e cidade, tendo como referências as imagens modernas da vulgarização das práticas corporais, o desenvolvimento do domínio esportivo, a visibilidade do mar como espaço de socialização e o processo de urbanização. Pondera que a história da cidade de Florianópolis está vinculada à sua maritimidade e descreve diferentes valores e usos sociais da água, em geral, e do mar, em específico, associados às práticas de lazer e sociabilidade e à de transformação da cidade. Apresenta e discute os processos que resultam na mudança de nomes de ruas, no fortalecimento da ideia de integração do Estado, na reforma dos traçados urbanos, na nova produção de códigos de sociabilidade, na revisão da identidade cultural da cidade com o mar, na arregimentação de uma política urbana, enfim, nos processos que possibilitaram a cidade ensaiar a mudança de sua fisionomia. Problematiza o contexto em que a cidade repensou seus aspectos, viveu experiências de modernidade e de reformas urbanas alinhadas com o desejo de políticos e intelectuais que, ao construírem imagens preconceituosas e negativas de uma parte da população, rechaçaram variados elementos da cultura e da sociedade local, entre eles, a suposta atitude de marasmo, proveniente da postura do pescador, visto como o homem do litoral. Conclui, primeiramente, que um lugar para o corpo é produzido pelos valores afeitos à cidade moderna; e, em segundo, que a visibilidade do corpo, na configuração de uma cultura urbana em Florianópolis, é resultado da ampliação das práticas de sociabilidade dos salões de baile em direção à orla da praia e da retomada do mar como objeto estético ? franqueado pelo domínio técnico do remo ? como um novo espaço de sociabilidade urbana e de recepção de práticas consideradas modernas. pt_BR
dc.format.extent 277 p.| il. pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.subject.classification Educação pt_BR
dc.subject.classification Esportes pt_BR
dc.subject.classification História pt_BR
dc.subject.classification Florianópolis (SC) pt_BR
dc.title A educação do corpo à beira-mar: esporte e modernidade na ilha de Santa Catarina (1857-1932) pt_BR
dc.type Tese (Doutorado) pt_BR


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