Entre fronteiras: re-existência Laklãnõ/Xokleng em uma universidade pública

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Entre fronteiras: re-existência Laklãnõ/Xokleng em uma universidade pública

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Título: Entre fronteiras: re-existência Laklãnõ/Xokleng em uma universidade pública
Autor: Viana, Iclícia
Resumo: Esta pesquisa se insere na relação de indígenas com o contexto universitário. Especificamente, objetiva compreender como têm sido as experiências de estudantes indígenas que pertencem ao Povo Laklãnõ/Xokleng em cursos de graduação e pós-graduação em uma universidade pública do Sul do Brasil. A perspectiva metodológica se apoia em uma concepção na qual a pesquisa se dá no cotidiano a partir de um campo-tema. Fizeram parte deste campo-tema, diferentes espaços e momentos que possibilitaram a construção de informações sobre estas experiências, entre eles uma roda de conversa, a convivência no cotidiano da universidade, visitas à Terra Indígena Laklãnõ, bem como outros espaços de encontro como manifestações politicas, grupos de estudo, festas, redes sociais e mídias. A pesquisa aponta quatro eixos principais baseados nas experiências singulares e coletivas neste espaço: 1) os projetos coletivos, familiares e singulares que marcam suas presenças na universidade; 2) as experiências frente às dificuldades e possibilidades de acesso, permanência; 3) os estereótipos, preconceitos e racismos vividos neste contexto, próprios da colonialidade na sociedade brasileira e 4) como a vida Laklãnõ/Xokleng é trazida para a universidade. Observou-se que a universidade configura-se hoje como um território de luta, que está sendo demarcado pela presença indígena, e que tenciona o imaginário social sobre estes povos produzindo novidades no encontro interétnico e produzindo fissuras que questionam os lugares identitários aprisionadores. Ao mesmo tempo, foi possível compreender que assim como em outros momentos de sua história, o povo Laklãnõ/Xokleng em sua especificidade, segue re-existindo fazendo uso agora da educação superior como instrumento de visibilização para sua existência e resistência, a qual marca sua história desde os primeiros contatos com o não indígena.Abstract : This research is insered in the relation of indigenous people in a university context. Specifically, it has the objective of comprehend how the experiences of Laklãnõ/ Xokleng indigenous people has occured in graduation and post graduation courses of a public university in South of Brazil. The methodology perspective is based on a conception in which the research occurs on the daily life trough a theme field. It was a part of this theme-field different spaces and moments that enable the construction of informations about these experiences, among them a round of conversation, the co existence at the university daily life, visits to the Laklãnõ Indigenous Land, as well as other metting spaces as political manifestations, study group, parties, social web and medias. The research points to four main axes based on the singular and collective experiences on this space: 1) collective, familiar and singular experiences that mark their presence at the University; 2) the experiences of difficult and possibilities of access and stay; 3) the stereotypes, prejudices ans racism experienced in this context, proper of the coloniality of Brazilian society and 4) how Laklãnõ/Xokleng life has been brought to university. It has been observed that university configures nowadays as a struggle territory, that has been demarcated by Indigenous presence, and that tenses the social imaginary about these people producing new features over the interethnic meetings and producing fissures that question the imprisioning identitary places. At the same time, it was possible to understand that as in other moments of their history, the Laklãnõ/Xokleng people on their specifity, continue re- existing, now making use of higher education as an instrument of visibilizing their existence and resistance, that mark their history since the first contacts with the no Indigenous.
Descrição: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Filosofia e Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em Psicologia, Florianópolis, 2017.
URI: https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/182719
Data: 2017


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