dc.contributor |
Universidade Federal de Santa Catarina |
pt_BR |
dc.contributor.advisor |
Martins Neto, João dos Passos |
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dc.contributor.author |
MOREIRA, Andréa de Barros Fernandes |
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dc.date.accessioned |
2017-12-21T13:49:35Z |
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dc.date.available |
2017-12-21T13:49:35Z |
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dc.date.issued |
2017-12-21 |
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dc.identifier.uri |
https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/182460 |
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dc.description |
TCC(graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências Jurídicas. Direito. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
Este trabalho debruçou-se sobre o estudo da constitucionalidade da modalidade educacional homeschooling. Para isso, o primeiro capítulo cuidou de expor: as raízes do movimento social de mesmo nome; as razões pelas quais as famílias optam por educar fora do estabelecimento escolar; as interpretações dadas aos textos legais. Reservou-se ao capítulo segundo, a tarefa de enunciar o porquê do entendimento pela inconstitucionalidade do tema, apresentando as críticas tecidas à escolha de retirada da prole da instituição escolar, especialmente, quando o Estado não se propor a regulamentar de outro modo o ensino formal. No capítulo derradeiro, filtrou-se os argumentos passíveis de conclusão naquele momento seguindo a exposição do tema à luz da Constituição de 1988. Essa conclusão deu-se no sentido de que o ensino domiciliar pode vir a cumprir os objetivos constitucionais, comportando uma intervenção, mínima, do Estado, assegurando os direitos das crianças e dos adolescentes, mas respeitando a autonomia familiar. |
pt_BR |
dc.format.extent |
90 fls. |
pt_BR |
dc.language.iso |
por |
pt_BR |
dc.subject |
ensino domiciliar |
pt_BR |
dc.subject |
homeschooling |
pt_BR |
dc.subject |
constitucionalidade |
pt_BR |
dc.subject |
liberdade |
pt_BR |
dc.title |
Um estudo sobre a constitucionalidade do Homeschooling no Brasil |
pt_BR |
dc.type |
TCCgrad |
pt_BR |