Aplicação da Biomatemática na abordagem dos tipos sanguíneos dos estudantes da Escola de Ensino Médio Governador Celso Ramos

DSpace Repository

A- A A+

Aplicação da Biomatemática na abordagem dos tipos sanguíneos dos estudantes da Escola de Ensino Médio Governador Celso Ramos

Show full item record

Title: Aplicação da Biomatemática na abordagem dos tipos sanguíneos dos estudantes da Escola de Ensino Médio Governador Celso Ramos
Author: Viliczinski, Andreia Cristina Maia
Abstract: As metodologias de ensino vêm passando por mudanças significativas nos últimos anos. O ensino tradicional, onde o professor ocupa o papel central, sendo o detentor do conhecimento, está sendo substituído pelo professor que é o facilitador, tendo o papel de desafiar os alunos a buscarem por si mesmos os conhecimentos. A interdisciplinaridade é uma forma de os estudantes interagirem com diversas vertentes do conhecimento, onde um mesmo conteúdo pode ser trabalhado dentro de diferentes disciplinas. O objetivo deste trabalho é utilizar conceitos matemáticos de estatística na abordagem dos tipos sanguíneos dos estudantes da Escola de Ensino Médio Governador Celso Ramos. Um questionário sobre tipos sanguíneos e fator Rh foi aplicado a 350 alunos do colégio. Os dados foram tabulados e analisados por uma turma do Terceiro Ano utilizando os conceitos estatísticos de moda, mediana, média, desvio médio, variância e desvio padrão. A análise dos resultados demonstrou que a maioria dos estudantes envolvidos neste estudo não conhece o seu tipo sanguíneo nem o seu fator Rh. Dos alunos que sabiam estas informações, 72% possuem tipos sanguíneos A ou O, sendo que 67% possuem fator Rh positivo. Assim, através de um projeto interdisciplinar que analisou os tipos sanguíneos e o fator Rh utilizando conceitos estatísticos, foi possível interagir conteúdos de Matemática e Biologia, propiciando aos estudantes aprenderem de uma forma inovadora a importância de se conhecer as informações sobre o seu tipo sanguíneo e o seu fator Rh.Teaching methodologies have changed significantly in recent years. The traditional teaching, where teachers occupy the central role, being the knowledge holders, have been replaced by teachers who are now considered facilitator, presenting the role of challenging students to seek knowledge themselves. Therefore, an interdisciplinary approach is a way for students to interact with different strands of knowledge, where the same subject can be worked within different areas. The aim of this work is to use statistical concepts to analyze the blood types of students of a Governador Celso Ramos High School. Hence, a questionnaire on blood types and Rh factor was applied to 350 high school students. The data were tabulated and analyzed by a high school senior class using statistical concepts such as mode, median, mean, mean deviation, variance and standard deviation. Analysis of the results showed that most of the students involved in this study are not familiar with their blood type or Rh factor. The students who knew this information, 72% had blood type A or O, and 67% had a positive Rh factor. Thus, through an interdisciplinary project that analyzed the blood types and the Rh factor using statistical concepts, it was possible to merge Mathematics and Biology subjects, enabling students to learn in an innovative way the importance of knowing both their blood type and Rh factor.
Description: TCC(especialização) - Universidade Federal de Santa Catarina. Campus Joinville. Ciência e Tecnologia.
URI: https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/182294
Date: 2017-12-15


Files in this item

Files Size Format View
Artigo Final Andreia.pdf 533.9Kb PDF View/Open

This item appears in the following Collection(s)

Show full item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account

Statistics

Compartilhar