Abstract:
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A sociedade adota rapidamente novas tecnologias que por sua vez evoluem em grande velocidade. O profissional de Educação Física precisa estar preparado e atualizado para emprega-las em suas aulas, tornando mais atrativas e contextualizadas a realidade dos estudantes. A evolução dos videogames com os sensores de movimento e rastreio levaram o jogador à interação do corpo todo com o jogo, surgindo uma nova categoria chamada de Exergames. Estudos demonstram a efetividade e viabilidade do uso dos Exergames para desenvolver habilidades motoras, manter ou aprimorar o condicionamento físico, auxiliar no desenvolvimento de hábitos de vida mais saudáveis, e motivar os estudantes para prática através da experiência relatada na teoria de fluxo. O artigo explora estudos publicados sobre tecnologias nas aulas de educação física e Exergames, através de uma investigação bibliográfica. Convidou-se professores do ensino fundamental da rede municipal de Joinville, através da rede social Facebook e comunicador instantâneo Whatsapp, solicitando que relatasse sobre o uso de tecnologia nas aulas de Educação Física enquanto ferramenta pedagógica utilizada diretamente com os estudantes. Foi unanime a adoção dos Exergames entre os professores pesquisados. Notou-se prevalência de professores jovens e que criaram estratégias para superar a falta de recursos especializados para utilização nas aulas. |