Abstract:
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Com a evolução da tecnologia e a sua inserção em todas as áreas profissionais e pessoais dos cidadãos, percebe-se a necessidade de incluir o ensino do pensamento computacional no Ensino Básico. O pensamento computacional envolve o raciocínio lógico e matemático, desenvolvimento e análise de algoritmos, representação de dados e técnicas de programação para a solução de problemas. Tipicamente o pensamento computacional é ensinado por meio de unidades instrucionais que envolvem trabalhos práticos de programação utilizando ambientes de programação para iniciantes. Um exemplo é o App Inventor, um ambiente de programação baseado em blocos que possibilita o desenvolvimento de apps para dispositivos móveis Android. Neste contexto educacional, para facilitar a avaliação dos trabalhos práticos de programação é importante que o professor tenha auxilio por meio de ferramentas. Deste modo, o objetivo deste trabalho é desenvolver uma ferramenta que analisa e avalia automaticamente o código desenvolvido pelos alunos usando o App Inventor, auxiliando os professores na avaliação dos trabalhos práticos realizados. O analisador e avaliador de código é desenvolvido com base na literatura seguindo uma abordagem sistemática de desenvolvimento de software. Por meio da disponibilidade do analisador e avaliador de código, espera-se facilitar e reduzir o esforço necessário para avaliação de trabalhos de alunos no ensino de computação no Ensino Básico. |