Abstract:
|
A aprendizagem baseada em projetos é uma metodologia ativa de aprendizagem que tem como objetivo proporcionar aos estudantes um processo de ensino-aprendizagem que desenvolva a autonomia na resolução de problemas. Dá-se através de projetos onde os estudantes têm oportunidade de vivenciar práticas profissionais em contexto pedagógico, assim, acredita-se que há ganhos no desenvolvimento da autonomia, da capacidade de resolver problemas e na habilidade de trabalhar em equipe. Os cursos de Engenharia no Brasil têm procurado metodologias adequadas para formar sujeitos capacitados para as atuais exigências da profissão. Dessa forma, várias universidades têm utilizado a metodologia do Project Based-Learning (PBL) em seus currículos, cujos resultados têm sido publicados para quantificar e qualificar as melhorias no ensino-aprendizagem. Neste trabalho apresenta-se uma análise bibliométrica dos trabalhos que vêm sendo publicados sobre essas práticas no Brasil na última década, com objetivo de conhecer a produção que vem sendo realizada, e discutir a congruência das mesmas em relação à teoria da metodologia PBL. Quantificou-se 75 trabalhos para o portfólio e identificou-se que houve aumento significativo dessas produções com o passar dos anos. A maioria dos trabalhos não foi publicada em periódicos e sim nos Anais do COBENGE. É possível afirmar que a abordagem se limita a algumas universidades, porém outras instituições estão começando a adotar o método, com isso acredita-se que haverá um aumento significativo de publicações na área. |