Abstract:
|
A cada ano é crescente a utilização do alumínio na indústria, este crescimento ocorre principalmente devido à expansão do setor automotivo. A principal característica do alumínio que o torna um material competitivo é a sua baixa densidade e sua alta capacidade de absorção de energia. As mangas de eixo produzidas em ligas de alumínio são utilizadas em casos onde a redução de massa possui uma alta demanda, como em carros esportivos e de competição. Neste trabalho utilizam-se os conceitos de fabricação por fundição de ligas de alumínio para sugerir a utilização da liga AlSi7Mg0,3 com tratamento de envelhecimento artificial, para o desenvolvimento das mangas de eixo, dianteiras, aplicáveis em veículos de Competição FórmulaSAE. O trabalho apresenta procedimento de trabalho desde a concepção e desenvolvimento até a validação do componente, com auxílio de ferramentas computacionais para o modelamento geométrico e numérico, bem como do minucioso processo de fabricação do fundido. Os controles nos processos de fundição e de tratamento térmico conferiu à liga AlsiMg0,3 um conjunto de propriedades, superior ao estabelecido em normas, atendendo plenamente aos níveis de esforços obtidos por simulação numérica do projeto, mostrando-se como uma escolha adequada para este tipo de componentes. |