Abstract:
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O intento deste trabalho é chamar atenção à formação profissional em Educação Física no que tange ao conteúdo ginástico e refletir sobre os saberes que estes têm acumulado durante a sua formação acadêmica. Em razão disso, em 2012 analisamos a experiência no ensino da ginástica nos espaços escolares, ocupados pelos acadêmicos do curso de Licenciatura em Educação Física na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e nas Faculdades de Educação Física de Moçambique, onde participaram 160 acadêmicos da UFSC e 218 acadêmicos das Faculdades de Moçambique, a saber: (a) 110 acadêmicos da Faculdade de Beira, (b) 66 da Faculdade de Maputo e (c) 42 da Faculdade de Quelimane. Como instrumento para coleta dos dados empregamos um questionário padronizado e, para sua análise, percorremos três etapas: segmentação, identificação das unidades de significado e agrupamento em subcategorias; construção de núcleos temáticos emergentes; interpretação dos dados à luz da fundamentação teórica. Constatamos que os acadêmicos de todas as Universidades envolvidas vivenciaram somente as ginásticas de condicionamento físico e de competição, mostrando que ainda vige a tendência de esportivização. À vista disso, concluímos que além dos currículos estarem fracionando o conhecimento das disciplinas ginásticas, a associação entre o esporte e mídia inviabiliza que os acadêmicos vislumbrem as possibilidades de trabalho com a ginástica na escola. |