Comparativo prático do desempenho dinâmico de utilitário esportivo e veículo de categoria média

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Comparativo prático do desempenho dinâmico de utilitário esportivo e veículo de categoria média

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Título: Comparativo prático do desempenho dinâmico de utilitário esportivo e veículo de categoria média
Autor: Drechsler, Maikol Funk
Resumo: As vendas de utilitários esportivos vêm ganhando destaque nos mercados emergentes, enquanto a venda de hatches médios decresce ano a ano. Este cenário apresenta-se devido a migração dos consumidores de hatches médios para os utilitários esportivos. Apesar desta mudança, comparações quanto ao conforto e dirigibilidade entre veículos médios e utilitários esportivos não são exploradas de forma quantitativa. Desta forma, este trabalho visou comparar de forma experimental estes dois tipos de categoria. Os veículos foram analisados de forma estática para obtenção de parâmetros de construção dos mesmos como massa, posição do CG, rigidez, amortecimento e frequência natural. Uma segunda avaliação foi realizada pelo sensoriamento da aceleração linear vertical e rotações dos automóveis. Os testes dinâmicos foram divididos em três manobras que permitiram avaliar separadamente aceleração vertical, rolagem e arfagem dos automóveis. Os resultados apontam que o utilitário esportivo analisado tem comportamento de modo geral semelhante ao sedan médio, destacando porém, as diferenças de altura do CG e razão de amortecimento. O menor amortecimento empregado no utilitário esportivo acarretou na maior amplitude de aceleração nas avaliações de aceleração linear vertical e em oscilações de arfagem quando a aceleração do veículo é alterada. A maior altura do CG não apresentou nenhuma influência significativa nos estudos realizados, visto que as velocidades empregadas foram baixas. Porém, para altas velocidades a maior altura do CG pode acarretar em menor dirigibilidade do utilitário esportivo.The Sport Utility Vehicles (SUV) sales is following up at emerging markets while medium hatches sales decrease year by year. This scenario presents due the costumers migration from medium hatches to SUV. Although this change, comfort and handling comparison between medium vehicles and SUV is not explored in qualitative form. In this way, this work to aimed to compare in experimental way this two categories type. The vehicles has analyzed in static way to obtain constructive parameters like mass, central of gravity position, stiffness, damping and natural frequency. A second evaluation was realized by linear vertical acceleration and rotation sensing in the cars. The dynamics tests was shared in three maneuvers that permit to separately evaluate vertical acceleration, roll and pitch of the automobiles. The results show that the analyzed SUV had behavior generally similar to medium sedan, highlighting however the different CG height and damping ratio. The smaller damper use at SUV brought a bigger acceleration amplitude in vertical linear acceleration and at pitch oscillation when the vehicle acceleration is changed. The higher CG height show no significant influence in the research, since the low speeds that was used. But, to high speeds the higher CG can brought low handling to the SUV.
Descrição: TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Campus Joinville. Engenharia Automotiva.
URI: https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/181912
Data: 2017-11-27


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