Projeto de kit didático para montagem de câmara escura com lente: aprendendo o funcionamento do olho humano

DSpace Repository

A- A A+

Projeto de kit didático para montagem de câmara escura com lente: aprendendo o funcionamento do olho humano

Show full item record

Title: Projeto de kit didático para montagem de câmara escura com lente: aprendendo o funcionamento do olho humano
Author: Cruz, Ana Luiza de Souza
Abstract: Ao propor e incentivar a participação dos alunos nas atividades didáticas, professores proporcionam o aprimoramento de suas capacidades de intervenção e decisão. No caso do ensino do conteúdo referente ao funcionamento do olho humano, observa-se que este pode ser abordado de forma prática pois pode-se assimilar o processo de funcionamento do olho humano ao processo de trabalho de uma câmara escura com lente. Com o objetivo de desenvolver um kit didático para a montagem de uma câmara escura com lente que auxilie no ensinamento do conteúdo escolar sobre o funcionamento do olho humano, foi utilizada como base a metodologia GODP (Guia de Orientação para o Desenvolvimento de Projetos). Os usuários em foco são crianças de doze anos de idade ou mais e o contexto de utilização do produto são as salas de aula do Ensino Fundamental no Brasil. Foi realizado um levantamento de dados acerca de diversos âmbitos que envolvem a temática principal, o que gerou o embasamento teórico necessário para o desenvolvimento deste projeto. Diversas alternativas foram geradas, analisadas e selecionadas segundo os requisitos de projeto traçados. Como produto final, foi desenvolvido um kit didático em formato de livro que, além de explanar acerca dos conteúdos didáticos sobre os funcionamentos da câmara escura e do olho humano, contém todas as peças necessárias para a montagem de uma câmara escura com lente. Assim, propõe-se aos alunos uma atividade orientadora de ensino por meio da prática da montagem de uma câmara escura com lente que gera a compreensão dos processos de funcionamento do olho humano.By proposing and encouraging the participation of students in didactic activities, teachers provide the improvement of their intervention and decision capacities. In the case of the teaching of the content related to the functioning of the human eye, we can observe that this can be approached in a practical way because it is possible to assimilate the process of working of the human eye to the working process of a darkroom with a lens. With the objective of developing a didactic kit for the assembly of a darkroom with a lens to aid in the teaching of the school content on the functioning of the human eye, the GODP (Guidance for Development of Projects) methodology was used as a basis. The focus users are children of twelve years of age or older and the context of use are the classrooms of Elementary School in Brazil. A survey was carried out on several areas involving the main theme, which generated the theoretical basis necessary for the development of this project. Several alternatives were generated, analyzed and selected according to the design requirements traced. As a final product, a didactic kit was developed in a book format that, in addition to explaining the didactic contents about the operations of the darkroom and the human eye, contains all the necessary parts for the assembly of a darkroom with a lens. Thus, the students are offered a teaching orientation activity through the practice of assembling a darkroom with a lens that generates the understanding of the processes of human eye functioning.
Description: PCC(graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Comunicação e Expressão. Design.
URI: https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/181895
Date: 2017-11-23


Files in this item

Files Size Format View
PCC_KitDidático.pdf 9.784Mb PDF View/Open

This item appears in the following Collection(s)

Show full item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account

Statistics

Compartilhar