Abstract:
|
O cenário da educação tem passado, ao longo dos últimos anos, por diversas mudanças em virtude da evolução das tecnologias da informação e comunicação e a popularização da internet, permitindo inserir dentro e fora da sala de aula inúmeras tecnologias. Dentro do contexto educacional, existem disciplinas que exigem do aluno uma grande dedicação e exercitação para que exista sua compreensão, como disciplinas na área de português, que possui uma série de regras a serem seguidas. Este trabalho faz parte de um projeto maior, em nível de mestrado, que propôs o desenvolvimento de um aplicativo que irá contribuir para a construção de conceitos relacionados à produção textual do tipo dissertação. No projeto, este aplicativo previa uma estrutura que oferece aos usuários dicas gramaticais, as partes de um texto dissertativo, propostas de possíveis temas para discorrer em uma redação e ainda uma opção para envio da redação para o professor, podendo ainda este encaminhar ao aluno via email o feedback com as necessárias correções, caso houver. Com este intuito, o objetivo do presente trabalho se concentrou no desenvolvimento do aplicativo móvel voltado para o apoio pedagógico no ensino de algumas regras da língua portuguesa, e também auxiliar no desenvolvimento e preparação de redações voltadas aos Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). Além da contribuição pedagógica, o projeto apresenta conceitos a serem levados em consideração no processo de desenvolvimento de aplicativos colaborativos para educação, dessa forma apresentando os aspectos de usabilidade e experiência do usuário. Para realizar a coleta de dados, desenvolveu-se uma primeira versão do aplicativo, isso permitiu a realização de uma aplicação em sala de aula para se obter por meio do questionário de satisfação o feedback dos alunos quanto à usabilidade do aplicativo e à experiência ao utilizá-lo. A primeira versão do aplicativo foi testada em uma turma de alunos do Ensino Médio do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC), onde os resultados preliminares foram positivos, as respostas apontam que mais de 70% dos usuários tiveram uma boa experiência ao utilizar o aplicativo, e mais de 93% dos alunos afirmaram que o aplicativo possui uma navegação fácil e simples. Além disso, também sugeriram possíveis melhorias para torná-lo mais agradável e dessa forma pode-se obter os primeiros resultados. Esse feedback propiciou a projeção de realizar mudanças pontuais futuras no aplicativo e consequentemente agregar conhecimentos ao utilizador e também propiciar uma experiência mais satisfatória. |