Desenvolvimento de uma aplicação web3d para o ensino da anatomia do sistema esquelético

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Title: Desenvolvimento de uma aplicação web3d para o ensino da anatomia do sistema esquelético
Author: Batista, Arthur Volpato
Abstract: As tecnologias Web3D apresentam grandes oportunidades de inovação no ensino de ciências da saúde. Desta forma, o uso de objetos 3D na Web nos permite explorar características fundamentais na busca do aumento da qualidade da Educação em ambientes virtuais. Este trabalho de conclusão de curso tem como objetivo o desenvolvimento de um ambiente virtual de aprendizagem e Jogo Sério para o estudo da anatomia do esqueleto humano utilizando tecnologias na WEB. O projeto do jogo sério foi realizado em conjunto e com a ajuda de especialistas em Anatomia Humana que auxiliaram na identificação e adição dos conteúdos dentro do estudo da anatomia para contribuir com a compreensão da estrutura do membro inferior, assim como conceitos representados de forma tridimensional que exibem a posição dos acidentes ósseos do membro. Tendo em vista a inovação nos ambientes virtuais, o jogo sério tem como objetivo principal apresentar um componente extra e inovador o qual possibilitará alunos de ciências da saúde fazerem uso de um ambiente virtual de ensino e aprendizagem onde a apresentação e a fixação do conteúdo de estudo levam em consideração conceitos associados a função e estrutura dos ossos. Foram realizados estudos de caso com alunos do curso de Fisioterapia na disciplina de Anatomia I através de técnicas de avaliação de usabilidade da área de pesquisa de Interação Humano Computador. A partir dos resultados obtidos com o estudo foi possível identificar características fundamentais e inovadoras que devem estar presentes em projetos de jogos sérios para o ensino de ciências da saúde.Web3D technologies present great opportunities for innovation in teaching health sciences. In this way, the use of 3D objects on the Web allows us to explore fundamental characteristics in the search for the increase of the quality of Education in virtual environments. This work aims to develop a virtual learning environment and Serious Game for the study of the anatomy of the human skeleton using technologies on the WEB. The serious game project was conducted along with the help of human anatomy experts who assisted in identifying and adding the contents within the anatomy study to contribute for the understanding of the structure of the lower limb as well as concepts represented in a three dimensional way that exhibit the position of the inferior limb's bony landmarks. In order to innovate in virtual environments, the main objective of the serious game is to present an extra and innovative component which will allow students of health sciences to make use of a virtual environment of teaching and learning where the presentation and fixation of study content approach concepts associated with bone function and structure. Case studies were carried out with students of the Physiotherapy program in the Anatomy I course through usability evaluation techniques from the Human Computer Interaction research area. From the results obtained with the study it was possible to identify fundamental and innovative characteristics that should be present in serious games projects for the teaching of health sciences.
Description: TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Campus Araranguá. Bacharelado em Tecnologias da Informação e Comunicação.
URI: https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/181872
Date: 2017-12-07


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