Modelo empírico para a estimativa dos custos de construção de navios de cruzeiro

DSpace Repository

A- A A+

Modelo empírico para a estimativa dos custos de construção de navios de cruzeiro

Show full item record

Title: Modelo empírico para a estimativa dos custos de construção de navios de cruzeiro
Author: Matos, Juan Carlos
Abstract: A estimativa de custos é uma etapa complexa, porém essencial no projeto de uma nova embarcação. Nesse sentido é de extrema importância compreender como o custo do navio é dividido e quais são os parâmetros relevantes na composição do mesmo. Assim, este trabalho tem como objetivo realizar um estudo sobre os métodos de estimativas de custos em embarcações de cruzeiro, aplicando taxas de inflações e propondo um fator de correção para a atualidade. Para este trabalho, foi utilizado uma base de dados com informações de 93 embarcações de cruzeiro. A seguir são apresentados os principais métodos para estimativa do custo de uma embarcação descritos na literatura, em especial aqueles publicados por Carreyette (1977) e Watson (1998). Por fim foram utilizadas análises econômicas para o cálculo das inflações médias acumuladas em diversos países; considerando os diferentes grupos que compõem o custo de um navio. Também foram elaborados gráficos para entender a diferença entre o custo real e custo estimado por país, propondo assim uma equação de correção para os modelos analisados. Um estudo de regressões lineares múltiplas foi realizado, buscando através da base de dados, formular uma equação linear com variáveis independentes para estimativas de custo. Todo o desenvolvimento foi realizado com o auxílio do programa Microsoft Excel. Os métodos apresentaram resultados diferentes para cada país, sendo que o método Carreyette com o fator de correção apresentou uma diferença entre o custo estimado e o custo real de aproximadamente 9%. O método de Watson com fator de correção apresentou uma diferença média de 11% e o modelo baseado em regressão linear resultou em um erro de 10,5%. Os resultados são promissores, mostrando que tais métodos ainda são válidos para a estimativa do custo de uma embarcação, em especial nas fases iniciais do projeto. No entanto não foi possível afirmar que um dos métodos tenha sido consideravelmente mais preciso do que os outros.Estimating costs is a complex but essential step in the design of a new vessel. In this sense it is extremely important to understand how the cost of the ship is divided and which are the relevant parameters in its composition. Thus, this work has the objective to develop a study on the methods of costs estimation in cruise ships, applying inflation rates and proposing a correction factor for the present time. For this work, a database with information of 93 cruise ships was used. The main methods for estimating the cost of a vessel described in the literature are showed, especially those published by Carreyette and Watson. Finally, economic analyzes were used to calculate the cumulative mean inflation in several countries; considering the different groups that make up the cost of a ship. Graphs were also drawn up to understand the difference between actual cost and estimated cost per country, thus proposing a correction equation for the models analyzed. A multiple linear regression study was performed, searching through the database, formulating a linear equation with independent variables for costs estimation. All development was done with the help of the program Microsoft Excel. The methods presented different results for each country, and the Carreyette method with the correction factor presented a difference between the estimated cost and the actual cost of approximately 9%. The Watson method with correction factor had a mean difference of 11% and the linear regression model resulted in a 10.5% error. The results are promising, showing that such methods are still valid for estimating the cost of a vessel, especially in the early stages of the project. However it has not been possible to state that one method has been considerably more accurate than the others.
Description: TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Campus Joinville. Engenharia Naval.
URI: https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/181743
Date: 2017-11-22


Files in this item

Files Size Format View
TCC_Juan_Depositado.pdf 3.833Mb PDF View/Open

This item appears in the following Collection(s)

Show full item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account

Statistics

Compartilhar