Abstract:
|
O número de sites de E-commerce cresce demasiadamente nos últimos anos, cada vez mais as pessoas migram da loja física para o ambiente virtual de comércio eletrônico. Neste estudo procura-se investigar e avaliar a usabilidade em sites de E-commerce no Brasil. Para tal, este trabalho tem como objetivo investigar a qualidade de experiência do usuário convencional através de técnicas de avaliação de usabilidade encontradas na área de pesquisa de Interação Humano Computador de sites de compras em lojas virtuais, como Mercado Livre, Saraiva e Americanas. A partir de uma revisão da literatura, com o objetivo de identificar os possíveis problemas de usabilidade que os usuários com conhecimento básico, ou seja, usuários convencionais, enfrentam no dia-a-dia em sites de E-commerce foi elaborado um questionário de satisfação e organizado estudos de casos com grupos de usuários para realizar uma avaliação de usabilidade em sites de E-commerce no Brasil. Para a análise dos resultados foi realizada uma análise descritiva. A qualidade de um site é baseada em fatores de usabilidade, os quais foram avaliados através de um questionário de satisfação com um grupo de usuários convencionais, foi observado o comportamento através de ações e executadas em três sites conhecidos no âmbito brasileiro. Atualmente, cada site apresenta atrativos e especialidades, dentre os resulta-dos, tivemos o site das Americanas como uma das lojas virtuais mais utilizadas e com melhores índices de usabilidade comparado aos outros concorrentes. |