O PROCESSO DE TRABALHO DO CIRURGIÃO DENTISTA NA ESTRATÉGIA SAÚDE DA FAMÍLIA NO DISTRITO CENTRO, FLORIANÓPOLIS (SC): UMA ANÁLISE A PARTIR DOS REGISTROS DE PRODUÇÃO DAS AÇÕES COLETIVAS E ENCAMINHAMENTOS.

Repositório institucional da UFSC

A- A A+

O PROCESSO DE TRABALHO DO CIRURGIÃO DENTISTA NA ESTRATÉGIA SAÚDE DA FAMÍLIA NO DISTRITO CENTRO, FLORIANÓPOLIS (SC): UMA ANÁLISE A PARTIR DOS REGISTROS DE PRODUÇÃO DAS AÇÕES COLETIVAS E ENCAMINHAMENTOS.

Mostrar registro completo

Título: O PROCESSO DE TRABALHO DO CIRURGIÃO DENTISTA NA ESTRATÉGIA SAÚDE DA FAMÍLIA NO DISTRITO CENTRO, FLORIANÓPOLIS (SC): UMA ANÁLISE A PARTIR DOS REGISTROS DE PRODUÇÃO DAS AÇÕES COLETIVAS E ENCAMINHAMENTOS.
Autor: Oliveira, Camila Guimarães de
Resumo: O objetivo geral deste estudo é analisar o processo de trabalho do cirurgião dentista na estratégia saúde da família, em um Distrito do município de Florianópolis, a partir de registros de produção, disponibilizados pelo sistema de informação. Como objetivos específicos procurou-se conhecer a produção de procedimentos coletivos realizada pelos cirurgiões dentistas atuantes na Estratégia Saúde da Família, segundo grupos alvo e identificar o padrão de encaminhamentos para serviços de especialidades odontológicas e exames complementares. Trata-se de um estudo transversal, de caráter quantitativo, descritivo, com base em dados secundários. A coleta de dados foi realizada utilizandose dados registrados no sistema de informação em saúde, do Município de Florianópolis. Foram incluídos os registros dos cinco centros de saúde do Distrito Centro, no ano de 2009. Foram caracterizados os centros de saúde quanto à organização na Saúde da Família e estudadas as variáveis referentes à produção de procedimentos coletivos e encaminhamentos, tanto para exames e como para serviços especializados. Os dados foram analisados utilizando-se estatística descritiva. Apenas um dos cinco centros de saúde estudados aproximava-se de uma relação mais favorável entre equipe de saúde bucal e população coberta por equipe. Apesar dos centros de saúde já estarem operando em um processo de trabalho baseado modelo de atenção da Estratégia Saúde da Família, havia certo desequilíbrio no quantitativo de atendimentos coletivos entre os centros. Considerando as ações coletivas, prevaleciam às voltadas para faixa etária de 0 a 10 anos de idade, não havendo um volume significativo de registros com adultos e idosos. Houve diferenças na quantidade de consultas realizadas entre os centros e na quantidade de solicitação de RX odontológico, mas observou-se semelhança do percentual de encaminhamentos para serviços especializados. A especialidade para o qual mais se realiza referência foi a Endodontia, seguida da cirurgia bucomaxilofacial e odontopediatria. Embora haja orientação para incorporação de ações coletivas inseridas no contexto do processo de trabalho do CD na ESF e uma normatização para planejamento e execução destas ações, a quantidade e a forma que assumem são semelhantes nos CS do Distrito Centro, em Florianópolis.
Descrição: Trabalho de Conclusão (Residência). Universidade Federal de Santa Catarina. Comissão de Residência Multiprofissional e Uniprofissional em Saúde. Residência Multiprofissional em Saúde da Família.
URI: https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/181354
Data: 2013-04-03


Arquivos deste item

Arquivos Tamanho Formato Visualização
TCR-Camila Guimarães de Oliveira.pdf 243.3Kb PDF Visualizar/Abrir

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro completo

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta

Estatística

Compartilhar