Abstract:
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A gestão universitária é um campo científico difícil de ser delineado. E quando se trata da universidade pública e, em específico, da universidade pública multicampi, esse campo se torna ainda mais complexo. Como o desenvolvimento de pessoas, onde se situa a capacitação, está compreendida e se define em conformidade com o modelo de gestão da universidade, o objetivo central deste trabalho é compreender como o conceito de universidade enquanto instituição social, com ênfase na universidade pública multicampi, implica na sua experiência com a gestão e, por sua vez, impacta na concepção dos processos formativos compreendidos como capacitação. Para tanto, será realizada uma revisão da literatura e considerada a experiência de gestão dos autores em uma instituição de educação superior pública multicampi e multiterritorial – a Universidade do Estado da Bahia. Desse modo, pretende-se contribuir com a elaboração de planos e programas de capacitação mais aderentes às características dessa instituição social comprometida com a produção, difusão, socialização do conhecimento e sua aplicação nas diversas áreas do saber, contribuindo para a formação integral do ser e o desenvolvimento da sociedade. |