Abstract:
|
Educação a Distância apresenta marcas e características específicas que a concretizam num tempo e espaço diferenciado, estabelecendo uma dinâmica continuada e aberta de aprendizagem, de tal maneira que o indivíduo possa se tornar sujeito ativo de seu conhecimento. Um dos sujeitos envolvidos na EAD – o tutor – está inserido no sistema da Universidade Aberta do Brasil como um bolsista, com atribuições (direitos e deveres) especificados em resoluções no âmbito federal. A tutoria é uma atividade que demanda tempo e ocupação constante, como um trabalho qualquer. Nessa direção, quem é esse tutor? Esse trabalho, nesse viés, tem como objetivo entender quem é esse profissional, como relaciona-se com essa atividade de tutoria e compreender sua identidade profissional a partir de sua percepção. Assim, realizou-se uma pesquisa envolvendo os tutores, por meio de um questionário estruturado, para responder as questões apresentadas. Os resultados indicam que os tutores gostam de estudar e trabalhar com a educação a distância, são dedicados comprometidos e responsáveis, disciplinados, persistentes, observadores e curiosos. Consideram a atuação como tutor como uma carreira, embora transitória. |