Abstract:
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A realidade econômica da atualidade tem incentivado o trabalho autônomo e em face da capacidade que manifestam os empreendedores torna-se importante estudar aspectos que os caracterizem. Assim, esta pesquisa tem como objetivo analisar a intenção empreendedora, a partir da visão da teoria do comportamento planejado (TCP) de Ajzen (1991), dos alunos concluintes do curso de administração de uma universidade comunitária de Santa Catarina e sua relação com seus estilos cognitivos, segundo o modelo de Allinson e Hayes (2012). Para atingir esse objetivo empregaram-se os seguintes métodos estatísticos: análise fatorial exploratória (AFE), análise fatorial confirmatória (AFC) e análise de variância (ANOVA). Os resultados obtidos indicam que os estudantes com estilo analítico foram os que demostraram possuir maior intenção empreendedora. E isso mesmo foi refletido quando se usou o gênero como preditor sendo os do sexo masculino que exibem maior intenção que as alunas. Paralelamente, o estilo que teve menor relação com a intenção, o quase intuitivo, que predominou entre as mulheres. Estudos desta natureza podem contribuir para definir novas ações na educação superior buscando estimular a formação de empreendedores como futuros agentes de inovação. Também, podem abrir novas perspectivas ao empreendedorismo. |