Abstract:
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O artigo aborda questões derivadas da dicotomia entre ensino superior público e seu congênere de cunho privado, a partir de questionamentos sobre a validade e a sobrevida de um e de outro universo, bem como os problemas que orbitam em ambos, tendo como Norte a deterioração e esvaziamento do primeiro (ensino superior público). Parte-se da questão-problema atinente ao futuro desses dois segmentos educativos, segundo o pressuposto de provável esvaziamento da educação superior de administração pública. A análise permite concluir que, a partir do deterioro da educação básica, familiar, observada na prática diuturna social, o futuro do ensino público parece estar fadado a sucumbir em razão das forças econômicas que o empanam e reforçam a tendência à supremacia do setor privado. A Universidade Pública agoniza, pari passu do crescimento e expansão da sua congênere privada. Mesmo assim, constata-se que, lato sensu, a qualidade da educação de terceiro grau denota crescente comprometimento da sua qualidade, seguindo um padrão já vigente nos degraus precedentes, o que redunda em alerta de risco para o todo social, demandando urgente repensar das políticas públicas destinadas ao ensino em sentido lato. |