PREDIÇÃO DO DESEMPENHO ACADÊMICO FINAL PELA PERFORMANCE NO PRIMEIRO ANO DO ENSINO SUPERIOR: UM ESTUDO DE CASO NO CURSO DE GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO DE UMA UNIVERSIDADE FEDERAL

DSpace Repository

A- A A+

PREDIÇÃO DO DESEMPENHO ACADÊMICO FINAL PELA PERFORMANCE NO PRIMEIRO ANO DO ENSINO SUPERIOR: UM ESTUDO DE CASO NO CURSO DE GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO DE UMA UNIVERSIDADE FEDERAL

Show full item record

Title: PREDIÇÃO DO DESEMPENHO ACADÊMICO FINAL PELA PERFORMANCE NO PRIMEIRO ANO DO ENSINO SUPERIOR: UM ESTUDO DE CASO NO CURSO DE GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO DE UMA UNIVERSIDADE FEDERAL
Author: RIBAS, RUY TADEU MAMBRINI; DÁRIO, AMALIA BORGES; HERMANN, INGO LOUIS; COSTA, ALEXANDRE MARINO
Abstract: O presente estudo procura verificar a validade preditiva do desempenho acadêmico de um estudante ao final do primeiro ano do ensino superior para a tendência de seu desempenho ao longo de todo o ensino superior, até a conclusão. A intenção de estudo que se coaduna com tal objetivo surge da preocupação com a criação de indicadores que permitam um diagnóstico antecipado dos casos de estudantes que tenham tendência a baixo desempenho, permitindo assim, atuação tempestiva da gestão universitária no sentido de intervir com ações de gestão acadêmica ativa para tratar dos casos antes que se consolidem ou agravem. Para a realização da análise foi feito estudo de caso incidente sobre os dados dos ingressantes no Curso de Graduação em Administração de uma Universidade Federal no ano de 2009. Selecionados os sujeitos, realizaram-se operações de correlação entre o desempenho no primeiro ano e na conclusão do curso para verificar se aquele fator prediz este. O estudo, quali-quantitativo, com ênfase na segunda componente do título metodológico, identificou que existe relevante correlação entre as variáveis, apontando que – ao menos para o caso em tela – o desempenho no primeiro ano seria suficiente para indicar a tendência de desempenho global
URI: https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/181176
Date: 2017-11-24


Files in this item

Files Size Format View
101_00208.pdf 354.0Kb PDF View/Open

This item appears in the following Collection(s)

Show full item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account

Statistics

Compartilhar