Abstract:
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O Programa de Avaliação Docente representa uma estratégia de excelência em todo o fazer acadêmico da UNIJUÍ. É constituído a partir de três subprogramas, os quais possibilitam diferentes olhares. Para essa produção, fez-se um recorte, trabalhando a partir de questões dos instrumentos utilizados em dois subprogramas: Autoavaliação Docente; e Avaliação das Disciplinas pelos Estudantes. Utilizou-se também os resultados do terceiro subprograma, que é a Avaliação pelos Pares. A trajetória e as concepções institucionais de avaliação, a legislação que estabelece as políticas públicas de avaliação da educação superior e os referenciais teóricos consultados sustentam a base teórica. Os dados foram extraídos do Sistema de Informações de Ensino da UNIJUÍ e dos pareceres dos Núcleos Docentes Estruturantes. Objetivou-se expor uma reflexão acerca da possibilidade de utilização do Programa de Avaliação Docente da UNIJUÍ como ferramenta de gestão que possibilita a qualificação dos processos de ensino e de aprendizagem. Para tanto, fez-se uma breve contextualização, analisaram-se e discutiram-se os resultados obtidos em 2015. O estudo evidenciou que o referido Programa contribuiu para o alinhamento entre os processos de avaliação e de planejamento, pelo envolvimento dos professores e coordenadores de curso nas ações realizadas durantes os semestres. |