Abstract:
|
O objetivo deste trabalho é discutir a profissionalidade do assessor pedagógico universitário, bem como a construção identitária deste assessor. O assessor pedagógico atua na formação pedagógica do docente de formas diversas. No Brasil, por vezes, ele atua em Centros de Formação, outras como técnico que é responsável não só pela formação, mas por desencadear os processos pedagógicos que devem ser pensados e realizados pelo professor. Este trabalho é um recorte de uma pesquisa de Doutorado que está em andamento e o objetivo específico dele é refletir como tem se constituído a função do assessor pedagógico. Para tanto foi realizada uma pesquisa bibliográfica junto aos autores que vêm se debruçando sobre o tema, entre eles Maria Isabel da Cunha e Elisa Lucarelli. É possível inferir, apesar de as análises ainda serem iniciais, que a função, bem como a identidade do assessor pedagógico ainda estão em construção e que há inúmeras questões a serem refletidas e necessitam da busca de soluções para que a formação do docente universitário passe a acontecer de forma efetiva. |