METODOLOGIAS ATIVAS DE APRENDIZAGEM: RELATOS DE EXPERIÊNCIAS NO USO DO PEER INSTRUCTION

DSpace Repository

A- A A+

METODOLOGIAS ATIVAS DE APRENDIZAGEM: RELATOS DE EXPERIÊNCIAS NO USO DO PEER INSTRUCTION

Show full item record

Title: METODOLOGIAS ATIVAS DE APRENDIZAGEM: RELATOS DE EXPERIÊNCIAS NO USO DO PEER INSTRUCTION
Author: FERREIRA, ELIANE DUARTE; MOREIRA, FERNANDA KEMPNER
Abstract: A eficácia das metodologias tradicionais de ensino tem sido questionada, especialmente diante de pessoas cada vez mais conectadas e gerações cada vez mais tecnológicas. Emerge, então, as chamadas metodologias ativas de aprendizagem como forma de suprir essa demanda crescente pela efetividade do processo ensino-aprendizagem. Uma delas é o Peer Instruction desenvolvido pelo professor Eric Mazur na década de 1990. Este artigo tem como objetivo relatar duas experiências docentes na aplicação do Peer Instruction como elemento de Metodologias Ativas de Aprendizagem em uma faculdade privada de Santa Catarina. Para isso, o estudo utilizou uma revisão sistemática da literatura em busca de outros relatos de experiência já publicados, como forma de apresentar as principais contribuições do método para o processo de ensino-aprendizagem. Após a análise dos resultados da revisão sistemática, as autoras apresentaram seus relatos de experiência e realizaram uma comparação com os estudos já publicados, o que levou à percepção de que o Peer Instruction é uma metodologia de fácil aplicação e com resultados bastante satisfatórios, especialmente se realizados os ajustes necessários ao contexto de cada disciplina e a observação dos desafios apresentados.
URI: https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/181135
Date: 2017-11-24


Files in this item

Files Size Format View
102_00146.pdf 356.9Kb PDF View/Open

This item appears in the following Collection(s)

Show full item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account

Statistics

Compartilhar