Abstract:
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As organizações se deparam em um processo acelerado e diferenciado de transformação de sua estrutura, formas de organização do trabalho e, em especial estilos de gerenciar as relações sociais em seu interior. O marketing interno, envolve o esforço planejado para alinhar e integrar os funcionários para a implementação eficaz das estratégias corporativas. Este estudo tem como objetivo analisar como se manifestam os aspectos do marketing interno segundo a percepção dos colaboradores de uma universidade comunitária do sul do Brasil. Metodologicamente, possui natureza descritiva e abordagem quantitativa. Os dados foram coletados através de questionário com perguntas fechadas com base no instrumento de Bohnenberger (2005) que contempla os seguintes aspectos do marketing interno: desenvolvimento, admissão e responsabilidades, adequação às funções, comunicação interna e comunicação externa. A amostra ficou composta por 42 colaboradores. Os dados foram analisados por estatística descritiva, com base nas frequências. Os resultados evidenciaram que os aspectos analisados foram vistos pelos respondentes de forma positiva destacando-se a oferta de oportunidades para aumentar o conhecimento do colaborador de modo geral com 76,91% de concordância, seguido da divulgação das metas e objetivos da universidade com 77,14% das respostas. |