LEVANTAMENTO DE NECESSIDADES DE CAPACITAÇÃO (LNC) À LUZ DA ESTRATÉGIA COMO PRÁTICA: UM ESTUDO DE CASO EM UMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR (IES)

DSpace Repository

A- A A+

LEVANTAMENTO DE NECESSIDADES DE CAPACITAÇÃO (LNC) À LUZ DA ESTRATÉGIA COMO PRÁTICA: UM ESTUDO DE CASO EM UMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR (IES)

Show full item record

Title: LEVANTAMENTO DE NECESSIDADES DE CAPACITAÇÃO (LNC) À LUZ DA ESTRATÉGIA COMO PRÁTICA: UM ESTUDO DE CASO EM UMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR (IES)
Author: PADILHA, MARCELO MARINS; LAVARDA, ROSALIA A BARBOSA; CARVALHO, RAPHAEL MONTE
Abstract: O objetivo desta pesquisa consistiu em compreender de que forma o LNC articula as demandas deliberadas e emergentes, na consolidação do Plano Anual de Capacitação (PAC), à luz da estratégia como prática. O presente trabalho aborda os critérios balizadores dos cursos de capacitação da Coordenadoria de Capacitação de Pessoas de uma Universidade Federal, especificamente para os servidores Técnico-Administrativos em Educação (TAES). O processo de diagnóstico do LNC visa apontar estrategicamente as lacunas das competências requeridas para um desempenho profissional significativo no trabalho. Justifica-se a pesquisa deste tema como forma de mitigar as desigualdades entre as competências profissionais institucionalmente almejadas e as encontradas no corpo de servidores da instituição. A coleta dos dados para a realização desta pesquisa foi realizada por meio de observações in loco, análises documentais e bibliográficas e entrevistas semiestruturadas. Por fim, os resultados alcançados permitem evidenciar o quanto o LNC necessita ser realizado por meio de um olhar que vai além do individual, considerando grupos, equipes e indicadores organizacionais. O LNC da Universidade contempla as demandas estratégicas da instituição, fornecendo bons subsídios para tomada de decisão e ações na área de capacitação.
URI: https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/181125
Date: 2017-11-24


Files in this item

Files Size Format View
101_00239.pdf 326.6Kb PDF View/Open

This item appears in the following Collection(s)

Show full item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account

Statistics

Compartilhar