Abstract:
|
O presente trabalho discorre sobre a implantação do Centro de Inovação Pedagógica e Desenvolvimento Profissional de Docentes da UNIFEBE – CIPD do Centro Universitário de Brusque, SC. A sua gênese é a partir do trabalho de apoio e orientação ao docente, instituído em 2004 com o Núcleo de Apoio Pedagógico (NAPE). Decorrente da sua evolução e necessidades, em maio de 2016, iniciou-se o processo de implementação do CIPD, com o objetivo de constituir-se em um espaço de apoio à gestão didático-pedagógica dos cursos de graduação da instituição, promovendo o desenvolvimento e aperfeiçoamento docente e oportunizando a introdução de práticas pedagógicas inovadoras e metodologias ativas nos cursos de graduação, pós-graduação da UNIFEBE e outros níveis educacionais. Com base nos estudos de autores como Masetto, 2012; Moran, 2007; Perrenoud, 2000; e Pimenta e Anastasiou, 2010; alicerçamos a fundamentação teórica do trabalho. A metodologia seguiu um cronograma pautado na constituição da equipe de trabalho, definição dos eixos norteadores, reuniões de planejamento, aprovação nos conselhos internos e execução das atividades. Como resultados, destacam-se a realização da formação continuada de docentes; Acompanhamento de professores que apresentaram Insuficiência didático-pedagógica; Orientação e correção dos planos de ensino; Criação de grupo de estudos sobre metodologias ativas entre outras ações apontadas no decorrer do trabalho. |