Abstract:
|
As Instituições de Ensino Superior (IES) desempenham um papel fundamental para o desenvolvimento científico e tecnológico do Brasil. O documento Estratégica Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação (ENCTI), para o período 2016-2019, apresenta objetivos e metas para o Brasil que demandam uma qualificação técnica da força de trabalho dos brasileiros, para que possam ser atingidos. A partir da leitura do documento, entende-se oportuno realizar, em julho de 2017, pesquisa bibliográfica e descritiva, com base em cinco categorias de análise que permitiram a comparação entre dois projetos pedagógicos (PPCs) do Curso de Engenharia de Controle e Automação, oferecidos pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), no campus Blumenau, e pelo Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense (IFSul), no campus Charqueadas. Os resultados demonstram estreita semelhança entre os projetos, voltados à vocação da região: os setores têxtil e o metal mecânico, respectivamente. Destaca-se que os objetivos dos cursos centram-se na formação acadêmica sólida e no desenvolvimento do espírito empreendedor nos estudantes, de tal forma que estejam preparados para a inovação tecnológica que o País tanto necessita. |