Abstract:
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Este artigo compara os cursos de graduação tecnológica em Análise e Desenvolvimento de Sistemas (ADS) ofertados nas modalidades de ensino presencial, semipresencial e a distância, na Região Metropolitana de Florianópolis (RMF) , tendo por base as informações da matriz curricular existentes nos sites institucionais, sua carga horária (CH), os eixos temáticos envolvidos, a concentração horária por eixos, dentre outros. Como metodologia, utilizou-se a pesquisa exploratória nas páginas do e-MEC e das próprias Instituições de Ensino Superior (IES), aplicando-se método descritivo e comparativo entre cada matriz, além do método dedutivo para examinar as similaridades entre os componentes curriculares. Quanto aos resultados, veremos por meio de gráficos que a maioria das IES trabalham totalmente na modalidade EaD e grande parte delas disponibilizam a matriz curricular, no entanto, vale ressaltar, que os resultados apontaram para algumas diferenças entre as modalidades de oferta do curso. Ao concluir, orienta-se sobre a necessidade de inovar no planejamento dos cursos a distância e na análise indaga-se como a estratégia utilizada poderia ser investigada em outras regiões da América do Sul, como na Argentina, por exemplo. |