AUTOAVALIAÇÃO INSTITUCIONAL COMO FERRAMENTA DE GESTÃO ESTRATÉGICA UNIVERSITÁRIA: ESTUDO DE UMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR PÚBLICA MUNICIPAL DO SUL DO BRASIL
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Título:
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AUTOAVALIAÇÃO INSTITUCIONAL COMO FERRAMENTA DE GESTÃO ESTRATÉGICA UNIVERSITÁRIA: ESTUDO DE UMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR PÚBLICA MUNICIPAL DO SUL DO BRASIL |
Autor:
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BASTOS, ISABELA DESCHAMPS; SILVA, RENATA
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Resumo:
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A autoavaliação é um processo normativo no Brasil, que pode ser interpretada como uma importante estratégia de diagnóstico e gestão universitária. O objetivo desta pesquisa foi verificar os procedimentos da última autoavaliação de uma Instituição de Ensino Superior (IES) pública municipal do Sul do Brasil refletindo sobre seus resultados. A pesquisa caracteriza-se como exploratória, descritiva, bibliográfica e documental com utilização de referencial teórico em educação superior no Brasil, avaliação e gestão universitária, e também em normativas governamentais e documentos internos da IES. A análise de dados foi qualitativa por meio do relatório final da Autoavaliação 2015. Conclui-se que a autoavaliação foi organizada pela Comissão Própria de Avaliação (CPA) em cinco eixos, dez dimensões e quarenta e três indicadores e possibilitou a comunidade acadêmica da IES e principalmente aos gestores, conhecer os pontos fortes e fracos da instituição. As limitações se voltaram a infraestrutura física e ações de ensino, pesquisa e extensão e assim as ações sugeridas pela CPA foram direcionadas as atividades estruturais da instituição e reformulações pedagógicas. Assim, a autoavaliação torna-se uma importante ferramenta na gestão estratégica universitária com informações fundamentais para o planejamento estratégico e tomada de decisões dos gestores. |
URI:
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https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/181045
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Data:
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2017-11-24 |
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