Abstract:
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Trata-se de um estudo desenvolvido em uma instituição de ensino superior estadual sediada no centro oeste brasileiro, com o objetivo de analisar a autoavaliação institucional com ênfase nas fragilidades e fortalezas na construção do plano de desenvolvimento institucional, com vistas a responder como a Autoavaliação Institucional (AAI) interfere neste processo. Compreende uma pesquisa aplicada, qualitativa com caráter descritivo, exploratório, bibliográfica e documental, onde por meio do método Hermenêutico, com a contribuição das técnicas de Análise de Conteúdo, Transcrição, Análise documental e Triangulação foi possível descrever quanto a AAI na Instituição, conhecer quanto a construção do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI), e, relacionar às fragilidades e fortalezas entre AAI e o PDI. Restou demonstrado que as fortalezas e fragilidades entre AAI e a construção do PDI da UNEMAT interferem diretamente na construção de um plano de desenvolvimento institucional coeso e inovador. Conclui-se que não basta avaliar para cumprir a lei e manter o status de universidade com cursos reconhecidos, a AAI deve oferecer subsídios fidedignos para um planejamento voltado à excelência no ensino superior. Assim, deve haver um alinhamento entre AAI e PDI para o alcance evidente do desenvolvimento institucional. |