Abstract:
|
Este artigo apresenta uma discussão acerca das contribuições do uso das ferramentas colaborativas da Computação em Nuvem como recurso didático para as Instituições de Ensino Superior (IES). Trata-se de uma pesquisa descritiva, aplicada e bibliográfica que tem como objetivo destacar o uso da Computação em Nuvem e suas contribuições para o processo de ensino e aprendizagem nas IES. Com balizamento nesse sentido, trata-se ainda de abordar por meio de uma revisão de literatura, as discussões teóricas centradas, principalmente em Prensky (2001), Moreira e Dias (2009), Caitano, Azevêdo e Trindade (2013) acerca da importância do uso de ferramentas colaborativas da Computação em Nuvem como estratégia que auxilia o professor no processo de comunicação e no compartilhamento de conteúdos colaborativos, como também no armazenamento de arquivos em disco virtual, beneficiando o cumprimento das atividades acadêmicas. Os resultados evidenciam que inobstante, seja um tema relativamente novo, pode-se afirmar que a nuvem, enquanto recurso didático utilizado nas IES é uma das grandes inovações quando se leva em consideração a realização de trabalhos colaborativos permitindo aos professores o planejamento e organização de suas aulas, e aos discentes, a realização de trabalhos, de modo interativo. |