Saberes matemáticos identificados em provas do exame de admissão ao ginásio do Colégio São Paulo (1931 - 1969)

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Saberes matemáticos identificados em provas do exame de admissão ao ginásio do Colégio São Paulo (1931 - 1969)

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dc.contributor.advisor Santos, Ivanete Batista dos
dc.contributor.author Santos, Rosemary
dc.date.accessioned 2017-10-30T23:49:10Z
dc.date.available 2017-10-30T23:49:10Z
dc.date.issued 2017
dc.identifier.uri https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/180526
dc.description Santos, Rosemary Saberes matemáticos identificados em provas do exame de a dmissão ao ginásio do Colégio São Paul o (1931 - 1969) / Rosemary Santos ; orientador Ivanete Batista dos Santos. – São Cristóvão, 2017. 102 f. Dissertação (mestrado em Ciências e Matemática) – Universidade Federal de Sergipe, 2017. 1. Matemática – Estudo e ensino. 2. Exames - Educação. 3. Estudantes do ensino ginasial – Exame. I. Santos, Ivanete Batista dos, orient. II. Título. CDU: 51 pt_BR
dc.description.abstract RESUMO Neste texto é apresentado o resultado de uma pesquisa que teve por objetivo identificar saberes matemáticos utilizados nos enunciados das questões das provas dos exames de admissão ao ginásio no período compreendido entre 1931 a 1969. Tal exame tinha o pro pósito de selecionar estudantes que haviam concluído o ensino primário e pretendiam dar continuidade aos estudos, e ao serem aprovados, ingressavam na primeira série do ensino ginasial, no Colégio de São Paulo. As provas foram examinadas a partir do CD - ROM organizado por Valente (2001) tomando como base, o entendimento de Chervel (1990) para aparelho docimológico. A partir do exame realizado nas provas dos anos de 1931 a 1969, foi possível identificar que o que foi denominado de aritmética ou cálculo elemen tar, a partir da implantação do exame de admissão na Reforma Francisco Campos, pode ser caracterizado com certa aproximação com os programas da época. Foi identificado que fração e medidas são os saberes matemáticos que foram mais utilizados, separados ou em combinação em situações, consideradas práticas. Em relação à formatação das provas, houve mudanças no quantitativo de questões, passando de três para cinco e depois para o número maior chegando até quinze questões. A partir dos anos 1950, ocorreu que as provas passaram a ser organizadas em duas partes, sendo que em uma, estavam dispostos problemas de aplicação prática e na outra, problemas de aplicação direta das regras ou princípios matemáticos. Mudança efetiva em relação aos saberes matemáticos só é id entificada a partir de 1968, quando os problemas são adotados indícios do movimento da matemática moderna, por meio do uso da linguagem dos conjuntos, nos enunciados das questões, inclusive naquelas que tratam de fração. Isto é o anúncio de uma nova format ação para o ensino de Matemática, que extrapola o limite do que era denominado de cálculo elementar prescrito na Reforma Francisco Campos, a época da implantação do exame de admissão. pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.subject Saberes matemáticos pt_BR
dc.subject Exame de admissão ao ginásio pt_BR
dc.subject Prova pt_BR
dc.title Saberes matemáticos identificados em provas do exame de admissão ao ginásio do Colégio São Paulo (1931 - 1969) pt_BR
dc.type Master Thesis pt_BR


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ROSEMARY_SANTOS.pdf 1.463Mb PDF View/Open Dissertação Rosemary

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