Abstract:
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A educação infantil como direito das crianças, assim como toda política social, foi conquistado por meio de lutas dos movimentos sociais. Partindo dessa perspectiva, será desenvolvida uma análise da relação entre o Serviço Social e a Educação Infantil, buscando destacar a atuação profissional na área educacional no âmbito das instituições que materializam a Política de Educação Infantil. Para tanto, procura indicar os desafios e as possibilidades que se apresentam nesse espaço sócio-ocupacional emergente ao Assistente Social, a partir de pesquisa bibliográfica e documental, das experiências adquiridas e vivenciadas ao longo do período de estágio junto ao Centro de Educação Infantil Girassol (CEIG), bem como de uma análise sobre o Sistema Municipal de Educação de Florianópolis e a inserção de Assistentes Sociais nas instituições de educação infantil públicas. Será considerado o aspecto socioeducativo do Serviço Social, a trajetória de luta da profissão, tal como seu direcionamento político à implementação de estratégias de superação das desigualdades, por meio da defesa dos direitos sociais em busca de uma cidadania plena. Nesse sentido, também versa sobre a questão da interdisciplinaridade nas instituições de educação infantil, posto que a garantia e a efetivação dos direitos das crianças só serão alcançadas de forma integral por meio da articulação de diferentes áreas de conhecimentos e políticas sociais. A partir dessa perspectiva, será demonstrada a importância de que se tenha Assistente Social na composição do quadro funcional das instituições de educação infantil, principalmente no contexto social brasileiro, historicamente marcado pela exclusão e a desigualdade no âmbito educacional, e em uma conjuntura de intenso desmonte de políticas sociais, na qual esse profissional pode e deve contribuir. |