Abstract:
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RESUMO: Este artigo trata da articulação entre responsabilidades familiares, trabalho remunerado e estudos na educação profissional e tecnológica. No contexto da crise estrutural do capital, verificam-se as tentativas para adequar a classe trabalhadora ao discurso liberal ao enfatizar que as soluções para as crises do capitalismo e para a pobreza estão na adoção de uma postura empreendedora, pautada numa lógica de capacitação individual, em uma lógica que responsabiliza os indivíduos pelos seus fracassos. A No entanto, não são problematizadas as dificuldades enfrentadas pelos trabalhadoresestudantes e com responsabilidades familiares e nem quais as condições objetivas que possuem para dar conta dos projetos de escolarização. Pretende-se analisar esta temática por meio de uma pesquisa qualitativa a ser realizada com os principais agentes do Instituto Federal de Santa Catarina: gestores, servidores e estudantes. Espera-se conhecer as dificuldades enfrentadas pelos trabalhadores – estudantes com responsabilidades familiares e apontar possibilidades de ampliação da atuação do IFSC. |